sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Campanha de vacinação antirrábica é realizada neste final de semana em BH


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), promove a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. O horário da vacinação acontecerá de 8h as 17h. Já, a abertura do evento será às 9h, no Centro de Controle de Zoonoses da capital (CCZ), (Rua Edna Quintel, 174 – Bairro São Bernardo) e contará com a presença do Secretário de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta.

A vacina contra a raiva é gratuita e muito importante. Vale lembrar, que devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade. Ao total, serão 521 postos de vacinação distribuídos por todas as regionais da capital, e cerca de 2.500 trabalhadores estão envolvidos na campanha. A meta é vacinar aproximadamente 216 mil cães e gatos e manter o controle da raiva no município, que, há 26 anos, não registra casos de raiva em cães e gatos.

A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e pelo o homem. A doença é transmitida, principalmente, pela mordedura, mas também, por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Recomendações

Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos de linhagem. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos. As cadelas e gatas prenhas também devem tomar a vacina.


Confira na tabela, os postos de vacinação da Norte:


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: