A Secretaria Regional Municipal Norte, por meio da Gerência Regional de Assistência Social, realizou, nesta quarta-feira (30), o Fórum da Terceira Idade no auditório da Regional (rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, bairro São Bernardo).
O evento contou com a participação de mais de cem idosos e com a presença do Gerente Regional de Políticas Sociais, Ademilton Araújo e do Gerente de Assistência Social Norte, Kleiton Ferreira, que na ocasião apresentou o novo Gerente de Programas Sociais da Regional Norte, Jarbas Pinto de Assunção.

Para a palestra deste mês, foi escolhido o tema “A importância da fonoaudiologia na terceira idade”, apresentado pela fonoaudióloga Mariana Serpa, que falou sobre a perda da audição e outros problemas muito comuns na terceira idade referentes à audição, como zumbidos e vertigens. Mariana é pós-graduada em audiologia, fonoaudióloga do Centro de Diagnóstico Otorrinolaringológico e da Clínica Crânio-facial do Hospital Life Center, além de ser professora do curso de Cuidadora de Crianças da Fonohosp – Hospital Belo Horizonte.
Mariana explicou que a fonoaudiologia aliada a gerontologia vem integrar a equipe multidisciplinar (médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, e psicólogo) de cuidado ao idoso, visando manter o idoso ativo em suas funções diárias.

Mariana Serpa também destacou que a perda auditiva causa a diminuição das relações sociais e o isolamento do idoso, estresse, zumbido e vertigem. Ao perceber qualquer um desses sintomas é recomendável que o idoso procure um médico.
Para o aposentado Jair Teodoro Calixto, morador do bairro Jaqueline e frequentador assíduo do Fórum, o tema abordado neste mês foi de extrema importância e trouxe sabedoria. Para o idoso os problemas abordados durante a palestra do Fórum são problemas, muitas vezes, vivenciados por ele “Todos os temas abordados são importantes, mas o de hoje foi muito útil, assim podemos corrigir os erros que nós cometemos”, afirmou.
No final da palestra, a fonoaudióloga Mariana Serpa fez três dinâmicas para interagir com os convidados. As dinâmicas eram atividades que estimulam a memória e podem ser praticadas em casa.
Fórum da Terceira Idade
O Fórum da Terceira Idade discute os direitos e deveres dos idosos na sociedade. O objetivo do encontro é proporcionar interatividade e promover uma melhoria contínua no convívio social do idoso.
Toda última quarta-feira do mês, entre os meses de fevereiro e dezembro, são realizadas palestras com temas variados, visando disseminar informações de utilidade pública.
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)
Nenhum comentário:
Postar um comentário