A Regional Norte (rua Pastor Muryllo Cassete, 85, bairro São Bernardo), realizou nos dias 18, 19 e 20 deste mês o processo de vistoria e licenciamento dos veículos de tração animal. O projeto conhecido como Carroça Legal, atendeu neste ano, entre renovações e licenças, 36 carroceiros que trabalham com transporte de carga na região Norte da capital.
O Carroça Legal é resultado de uma parceria entre a Gerência de Licenciamento Urbanístico e Ambiental Norte (GELURB), a BHTrans e a SLU. Com o apoio da UFMG, o projeto foi implantado no ano de 2000 sendo todo o processo para legalização das carroças gratuito.
De acordo com o Gerente Regional de Licenciamento Urbanístico da Regional Norte, José Renato Barbosa Lopes, a legalização do carroceiro é fundamental para respaldar o trabalho e tirar do anonimato esses profissionais. “O trabalho de vistoria e licenciamento feito pela PBH é importante para que o carroceiro tenha a carroça legalizada e possa rodar tranquilamente”, disse.
Durante o processo de legalização, os carroceiros recebem diversas orientações sobre como proceder com o trato animal, saúde do cavalo, a destinação do material e a deposição correta nas Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) e outros procedimentos que devem seguir, como o cadastramento do cavalo na Escola de Veterinária da UFMG.
O curso
Compareceram à atividade 22 carroceiros, que, receberam os certificados do Carroça Legal, as carteiras de condutor e a licença da Prefeitura para utilização das URPV’s. Conforme o gerente de licenciamento os carroceiros que faltaram a atividade poderão retirar as carteiras e licenças na Regional Norte ou receberão a documentação via Correios.
Entenda o Processo
Infração
O despejo de materiais em locais proibidos consiste em infração e gera uma multa no valor de R$ 500. Além disso, caso haja reincidência, o carroceiro tem a carroça apreendida de acordo com o artigo 222 do capítulo VI do Código de Posturas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário