Centros Culturais



Centro Cultural São Bernardo



O CCSB foi entregue a população pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Administração Regional Norte, em 18 de dezembro de 1994. Desde sua inauguração, é um espaço aberto e plural, que colabora decisivamente para a formação do indivíduo consciente e criativo, com uma visão mais ampla de sua cidadania, apropriando-se de um espaço que lhe permite entrar em contato com idéias novas e refletir criticamente sobre elas.

Foi aprovado no Orçamento Participativo de 1998 a compra de um terreno (5 lotes) e, em 2000, foram aprovados mais R$572.000,00 (quinhentos e setenta e dois mil reais) para construção, compra de equipamentos e contratação de pessoal para ampliação do Centro Cultural, demonstrando o compromisso da população da região tanto com o equipamento cultural quanto com suas ações.

O Espaço foi reinaugurado no dia 07 de novembro de 2004. A nova sede conta agora  com auditório para 100 pessoas, sala de oficinas, biblioteca, banheiros, camarim, cozinha, administração e área externa.A partir de 2005, O CCSB passou a fazer parte dos equipamentos culturais da Fundação Municipal de Cultura, estando subordinado à Diretoria de Equipamentos e ao Departamento de Coordenação de Centros Culturais. Desenvolve suas ações dentro dos programas de formação cultural, valorização do patrimônio e identidades culturais, difusão cultural e incentivo à leitura.


Localização: Rua Edna Quintel, 320 - São Bernardo
Telefone:  (31) 3277-7416
E-mail: ccsb@pbh.gov.br
Horário de funcionamento: 3ª a 6ª das 9h às 17h - sábado 9h às 12h.



Centro Cultural Zilah Spósito



Criado em 2000, passou por uma completa revitalização neste ano e foi entregue à população no dia 11 de dezembro de 2015. O Centro Cultural Zilah Spósito marca a luta e mobilização da população local. O espaço está localizado no Conjunto Zilah Spósito, bairro Jaqueline, Região Norte de Belo Horizonte. Como todos os outros centros, ele é voltado para a formação e capacitação dos cidadãos da região nas áreas artísticas, culturais, de relações de gênero e de cidadania; ao desenvolvimento de projetos na área cultural; ao incentivo à leitura e ao desenvolvimento de atividades socioculturais junto à comunidade. 

O Centro Cultural Zilah Spósito proporciona à população local o acesso à cidadania e a diversas formas de expressão. A programação procura atender a todas as faixas etárias. Como resultado, o incentivo à leitura, à cultura das brincadeiras infantis, às oficinas e cursos de sensibilização, difusão e intercâmbio cultural, a música, o teatro, a dança, os shows e a projeção de filmes, começam a se tornar parte do cotidiano dos moradores do Conjunto Zilah Spósito.

O local oferece oficinas de brinquedo, circo, teatro, percussão, artes plásticas e de dobradura, identificação e registro do patrimônio, além de seminários e encontros. Conta ainda com uma biblioteca com um acervo de aproximadamente 3.000 livros e sala multimeios. Exposições dos trabalhos realizados nas oficinas e apresentação de espetáculos teatrais e musicais, incentivando assim, o hábito da leitura, a formação e a difusão artística.

O Centro Cultural integra também o Projeto Olhares sobre Belo Horizonte, uma iniciativa da Fundação Municipal de Cultura para revitalizar os Centros Culturais, promovendo a integração dos mesmos em torno de uma política comum. 

Localização: Rua Carnaúba, 286 – Conjunto Zilah Spósito – Jaqueline
Telefone: (31) 3277-5498
E-mail: cczs@pbh.gov.br
Horário de funcionamento: 3ª a 6ª, das 8h às 17h - sábado e domingo, das 9h às 13h.



Centro Cultural Jardim Guanabara


O Centro Cultural Jardim Guanabara foi implantado no dia 6 de dezembro de 2008, com o objetivo de incrementar a Região Norte com um espaço para produção, difusão e preservação da cultura e do patrimônio da comunidade. Em uma área de 472 m/2, o espaço possui biblioteca, salas multiuso com capacidade para 100 pessoas, salas para oficinas de artes plásticas, hall de exposições e praça de eventos.Criado em 2000, o Centro Cultural Zilah Spósito marca a luta e mobilização da população local. O espaço está localizado no Conjunto Zilah Spósito, bairro Jaqueline, Região Norte de Belo Horizonte. 

Como todos os outros centros, ele é voltado para a formação e capacitação dos cidadãos da região nas áreas artísticas, culturais, de relações de gênero e de cidadania; ao desenvolvimento de projetos na área cultural; ao incentivo à leitura e ao desenvolvimento de atividades socioculturais junto à comunidade. O local oferece oficinas de brinquedo, circo, teatro, percussão, artes plásticas e de dobradura, identificação e registro do patrimônio, além de seminários e encontros. Conta ainda com uma biblioteca com um acervo de aproximadamente 3.000 livros e sala multimeios. 

Exposições dos trabalhos realizados nas oficinas e apresentação de espetáculos teatrais e musicais, incentivando assim, o hábito da leitura, a formação e a difusão artística. O local oferece oficinas de brinquedo, circo, teatro, percussão, artes plásticas e de dobradura, identificação e registro do patrimônio, além de seminários e encontros. Conta ainda com uma biblioteca com um acervo de aproximadamente 3.000 livros e sala multimeios. Exposições dos trabalhos realizados nas oficinas e apresentação de espetáculos teatrais e musicais, incentivando assim, o hábito da leitura, a formação e a difusão artística. 

Localização: Rua João Álvares Cabral, 287 - Floramar
Telefone: (31) 3277-6703 / 6651
E-mail: ccjg.fmc@pbh.gov.br
Horário de funcionamento: 3ª a 6ª, das 9h às 17h - sábado, das 9h às 13h.



Fonte : Gerência Regional de Comunicação Social Norte - GERCOM-N