PPR



Saiba mais sobre o PPR

Uma cidade mais justa, sustentável e com melhor qualidade de vida depende da participação da sociedade no processo de seu planejamento. Incorporar o conceito de planejamento em médio e longo prazo entre os cidadãos é uma relevante inovação para o modelo de governança participativa de Belo Horizonte. Assim, em junho de 2011, tem início o Planejamento Participativo Regionalizado – PPR – em BH. 

A Prefeitura tomou como referência os 40 Territórios de Gestão Compartilhada para a realização do Planejamento Participativo Regionalizado – PPR. É como se a Prefeitura colocasse uma lupa em cada regional para conhecer melhor a realidade local para buscar, de forma compartilhada com a sociedade, as melhores alternativas para o desenvolvimento das regionais, em médio e longo prazo.

Assim foram estabelecidos quatro ciclos de oficinas de âmbito regional, sub-regional e municipal, incluindo diálogos diretos com a administração e outros gestores públicos. 


Ciclo A– Sensibilização e apresentação do PPR 

Oficinas nas 9 regionais, iniciadas em junho de 2011, com objetivos de informar sobre a nova modalidade de participação cidadã, a reorganização da cidade em 40 territórios de gestão compartilhada, a situação das obras em andamento e previstas para cada regional e sensibilizar para a importância do planejamento na gestão municipal. 


Ciclo B – Formulando propostas para os 40 Territórios de Gestão Compartilhada 

Oficinas nos 40 territórios de gestão compartilhada, nas quais os participantes se dividiram em grupos para discutir e formular propostas para a melhoria do território onde vivem. Ao final das discussões, foram constituídos Grupos de Trabalho Territorial (GTTs), com representantes de cada território, que aprimoraram as propostas e prepararam a apresentação para a próxima etapa. 


Ciclo C – Diálogos com o Prefeito 

Oficinas nas 9 regionais, com a participação do Prefeito. Nelas, os GTTs apresentaram e entregaram à administração as propostas formuladas para cada um dos 40 territórios. Foram 2500 propostas de toda a cidade, para melhoria das condições sociais, econômicas, urbanas, envolvendo as diversas políticas públicas. 


Ciclo D – Avaliação das propostas e retorno dos encaminhamentos

Para analisar e propor encaminhamentos para as 2.500 propostas apresentadas pelas comunidades, foi instituído, pelo Prefeito, o Grupo Técnico de Avaliação (GTA), com representações técnicas de todas as áreas da Prefeitura. O trabalho foi acompanhado pelos GTTs, os representantes dos 40 territórios de gestão compartilhada.

Nos encontros públicos do Ciclo D, a Prefeitura deu retorno a cada uma das propostas formuladas, apresentando, sempre que possível, a política pública a que se vincula, o encaminhamento a ser dado ou a situação em que se encontra, caso já tenha sido encaminhada.


FONTE: Gestão Compartilhada.

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