Conheça a Regional Norte

Praça dos Trabalhadores.

Criada em 1985, a Secretaria de Administração Regional Municipal Norte é a mais nova Secretaria Regional da Prefeitura de Belo Horizonte e a única da cidade em que todos os serviços são oferecidos em um único espaço. A sede da Secretaria de Administração regional Municipal Norte conta com as Gerências de Educação, Fiscalização, Manutenção, Limpeza Urbana, Politicas Sociais, Administração e Finanças e o Distrito Sanitário Norte. Conta também com a gerência de Atendimento ao Cidadão (SAC), CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e Conselho Tutelar. 

A região Norte possui 212.055 habitantes e é formada por 48 bairros e vilas e possui o maior número de domicílios do tipo conjunto habitacional para baixa renda, promovido pelo poder público. Ocupa uma área de 32,56 km², tendo como barreiras físicas os córregos: Vilarinho, Bacuraus, Isidoro e Onça e faz limite com o município de Santa Luzia e com as Regionais Nordeste, Pampulha e Venda Nova. Na região estão catalogadas 87 áreas de matas naturais, 85 praças e logradouros públicos, 12 canteiros centrais e cinco parques ecológicos. Situam-se também na região 21 córregos dos quais, três foram contemplados no 1º lote de obras do Drenubs. Os parques Nossa Senhora da Piedade e Primeiro de Maio já estão concluídos. O próximo córrego a receber intervenções do Drenurbs será o córrego Tamboril, da sub bacia Fazenda Velha, no Conjunto Felicidade. O acesso à região se dá pelas avenidas Cristiano Machado, Pedro I, Antônio Carlos, Rodovia MG 20 e Avenida Risoleta Neves (Antiga Via 240).

Possui 20 Escolas Municipais, 16 Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI’s) em funcionamento, três em construção e uma pronta para inauguração. Conta com três Centros Culturais: Centro Cultural São Bernardo, Centro cultural Jardim Guanabara e Centro Cultural Zilah Spósito. A Região possui cinco Espaços BH cidadania/CRAS: EBHC/CRAS Providência, EBHC/CRAS Zilah Spósito, EBHC/CRAS Novo Aarão Reis (Brasilina Maria de Oliveira, EBHC/CRAS Vila Biquinhas e EBHC/CRAS Jardim Felicidade. 

Região conta com 01 Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 20 Centros de Saúde, 01 Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Um Laboratório de Zoonoses (LZOON), 01 Farmácia Distrital, 01 Centro de Esterilização, 01 Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), 09 Academias da Cidade gratuitas com instrutores capacitados, 01 Centro de Convivência e 01 Centro de Referência em Saúde Mental Norte/CERSAM. 


Fale Conosco:


Telefones: 3277-7346 ou 3277-7312 
Endereço: Rua Pastor Muryllo Cassete, 25, bairro São Bernardo.

Centro de Saúde do São Tomás.




Nenhum comentário: