terça-feira, 20 de outubro de 2009

Famílias são removidas de áreas de risco na Região Norte

Gercom-N
A Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, por meio da Gerência Regional de Área de Risco, realizou na manhã dessa sexta-feira, dia 16, a remoção de duas casas situadas em área de risco no bairro Tupi. As famílias foram transferidas para novas casas no mesmo bairro em caráter de urgência e incluídas no programa bolsa-moradia. Segundo José Adeílson Colares, gerente regional de Área de Risco, só neste ano na Regional Norte foram removidas 13 famílias. Destas, sete foram encaminhadas para o programa bolsa moradia.
A família de Fabíola Barbosa, 22 anos, foi beneficiada pelo programa. Há quatro anos, ela, o marido e o filho moravam no local. “Na época da chuva a nossa preocupação é grande por causa do barranco e da árvore que ficam atrás da casa. O medo de tudo desabar é alto”, explica. Durante a ação, três funcionários da URBEL participaram dos trabalhos e fizeram a demolição das casas.
A Regional Norte tem realizado intenso trabalho de prevenção que inclui: indicação de nove famílias para remoção definitiva como forma de precaução, inspeção e realização da operação pente fino com 257 vistorias em imóveis que estão em grau de risco alto e muito alto, além de execução de obras para eliminação do mesmo. A operação é realizada todo ano nos meses que precedem a estação chuvosa e faz parte das ações preventivas nas áreas que estão sujeitas a escorregamento de encosta, alagamento ou inundação.
O Programa bolsa moradia atende as famílias que são removidas de suas casas durante obras, áreas de risco e também moradores de rua. As famílias são encaminhadas para abrigos da capital até que a situação seja resolvida os casos mais graves têm prioridade.

Nenhum comentário: