segunda-feira, 29 de março de 2010

III Conferência Municipal de Saúde Mental Intersetorial Etapa Distrital Norte


Com o tema “Saúde Mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”, a Secretaria de Administração Regional Municipal

Norte realizou a Etapa Distrital Norte da Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento, realizado no sábado, dia 27, no auditório do BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, reuniu cerca de 110 pessoas entre gestores, profissionais, usuários e funcionários e teve como objetivo pontuar os avanços e os desafios no cuidado aos portadores de sofrimento mental e eleger 40 delegados para a IV Conferência Municipal, marcada para 22, 23 e 24 de abril.



Para a presidente do Conselho Distrital de Saúde Norte, Mônica Martins, a participação da Regional na construção de políticas públicas é muito relevante, “A Regional Norte tem se pautado pelo combate à política de hospitalização. Estamos indo para a Conferência Municipal com avanços e com propostas para consolidar a luta antimanicomial e garantir mais recursos para a implantação de serviços substitutivos. É necessário garantir espaços de atendimento para o usuário de saúde mental nas regionais, construir Centros de Convivência que possam atender a nossa demanda”, afirmou.

A usuária do Centro de Saúde São Bernardo, Iracema Antônia, acredita na importância da divulgação dos serviços de acompanhamento ao deficiente mental na própria comunidade. “É muito importante a realização destes eventos, pois possibilita ao poder público levar a nós, que somos usuários, entendimento sobre as possibilidades de atendimento das pessoas que têm problemas de saúde mental”.



Dentre as propostas que serão levadas à Conferência Municipal destacam-se o fortalecimento da intersetorialidade e a garantia de mais recursos para a saúde mental.

Veja galeria de fotos :http://picasaweb.google.com.br/SarmuNorte/IIIConferenciaMunicipalDeSaudeMentalIntersetorialEtapaDistritalNorte?feat=directlink

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: