terça-feira, 6 de abril de 2010

Fórum do Idoso discute ações na Regional Norte

Com objetivo melhorar a qualidade de vida dos idosos, a Gerência Regional de Políticas Sociais promoveu na última semana o Fórum do Idoso com o tema “Políticas públicas voltadas para idosos”. O encontro é realizado mensalmente na Regional Norte com o intuito de apresentar deveres e direitos dos idosos na sociedade. Cerca de 60 pessoas e representantes dos grupos de Terceira Idade compareceram ao evento.

A coordenadora municipal de Direitos dos Idosos, Maria Fontana Cardoso, falou sobre melhorias no atendimento nas áreas da saúde e cultura, assistência social, abastecimento, transportes e educação. Segundo a coordenadora, a educação é o ponto principal da inclusão digital para a terceira idade. “Os idosos procuram a inclusão no mundo da informática. Eles aprendem a mandar e-mails e usar o computador”, afirma.


A integrante do grupo da terceira idade Legião da Boa Vontade (LBV), Maria Beatriz Furtes, 65 anos, chamou a atenção para a necessidade de os motoristas do transporte público colaborarem com os idosos. “Tem motoristas que compreendem a nossa situação, mas outros não param. Eles precisam se lembrar de que somos idosos e devemos ser respeitados”, explica.

Durante o evento, os técnicos da Prefeitura informaram sobre o Centro de Referência da Pessoa Idosa. O equipamento possui serviços e programas voltados para a promoção e defesa dos direitos do idoso com objetivo de desenvolver ações educativas com vistas à promoção da cidadania e inclusão social da pessoa idosa. No Centro de Referência são oferecidas atividades que contribuem para melhorar a qualidade de vida e autoestima das pessoas idosas, como dança, eventos, oficinas de informática, palestras, trocas de saberes e Academia da Cidade.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: