segunda-feira, 5 de abril de 2010

Missão indiana visita Bolsa Família na Regional Norte

A Prefeitura de Belo Horizonte recebe, entre quarta e sexta-feira, dias 7 a 9, uma delegação de 12 representantes do governo da capital da Índia, Nova Déli, e de representantes do escritório do Banco Mundial na Índia. Eles virão à cidade para conhecer a gestão local do Programa Bolsa Família. Os indianos foram recebidos, anteriormente, pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em Brasília.

De acordo com a secretária da Senarc, Tereza Cristina da Silva Cotta, os indianos atualmente estão implementando um processo de unificação de mais de 40 políticas sociais, chamado Missão Convergência, e identificaram o programa brasileiro como uma política pública que pode servir de referência, tanto pelo seu histórico como também em virtude de seu caráter intersetorial, das ferramentas de tecnologia, das informações utilizadas e do modelo de gestão adotado. Em Belo Horizonte, o programa já foi visitado pela delegações de vários países, entre eles o Canadá, que estão utilizando o exemplo da capital na implantação de programas sociais em suas cidades, além de representantes do Banco Mundial.

Os gestores da Missão Convergência manifestaram interesse em conhecer e acompanhar as atividades do Bolsa Família em uma cidade brasileira de grande porte. O MDS, considerando que Belo Horizonte vem realizando uma forma exemplar de gestão do programa, com destaque para a implementação integrada de políticas sociais, indicou o município para a segunda etapa da viagem da comitiva indiana.

Programação

A Missão Convergência participará de uma reunião de trabalho na quarta-feira, no 5º andar da PBH, quando o secretário municipal de Políticas Sociais, Jorge Nahas, fará uma apresentação sobre a gestão e execução do Bolsa Família no município e das políticas públicas integradas ao programa. À tarde, os gestores indianos irão conhecer a operação central do cadastro único dos beneficiários dos programas sociais e os procedimentos de consolidação dos registros realizados pelas unidades regionais da capital, além de visitar de um Posto de Atendimento, localizado na Regional Norte.

Nos dias 8 e 9, quinta e sexta-feira, a comitiva irá conhecer o funcionamento do Fórum Metropolitano do Programa Bolsa Família, além de programas e equipamentos da PBH como o Vila Viva, uma unidade escolar, Centro de Saúde, Restaurante Popular, Espaço BH Cidadania e um Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

Informações para a imprensa pelo telefone 3277-4925

Nenhum comentário: