segunda-feira, 12 de abril de 2010

Regional Norte realiza ações de combate a Dengue durante toda a semana.

A Gerência Regional de Zoonoses Norte realiza durante toda esta semana uma Operação Pente Fino de Combate à Dengue no bairro Jardim Felicidade. A proposta é eliminar os focos de larva, combater o mosquito adulto e conscientizar a população sobre a importância de fazer manejo ambiental corretamente. Foram mobilizadas cerca de 90 funcionários. O bairro Jardim Felicidade foi escolhido para iniciar esta nova estratégia de combate à doença por apresentar, na última semana, um crescimento vertiginoso nos gráficos de evolução dos números da doença. Até a quinta-feira, dia 8, foram confirmados 115 casos na região.

Nessa segunda-feira, os agentes de combate a endemias visitaram aproximadamente dois mil imóveis para fazer tratamento focal, que compreende eliminação de focos e tratamento químico, além de campanha de conscientização. Amanhã, será realizada uma operação de bloqueio de transmissão em mais de 800 imóveis com o objetivo de eliminar o mosquito adulto. Os agentes vão aplicar inseticida nas casas com a ajuda de um equipamento costal.

Um Cortejo Fúnebre percorrerá as ruas do bairro na quarta-feira. A ação terá o apoio da equipe do Mobiliza SUS, da Secretaria Municipal de Saúde, e contará com a presença dos agentes comunitários de saúde, dos agentes de combate a zoonoses, alunos das escolas do bairro e populares. A concentração para o cortejo será a partir das 8 horas, na Avenida A. Na quinta e sexta-feiras, as equipes vão panfletar todo o bairro, chamando a população para participar do mutirão de limpeza na segunda-feira, dia 19.

De acordo com a gerente de Zoonoses, Viviane Carneiro, os maiores problemas encontrados pelos agentes continuam sendo os inservíveis dentro das casas. “A Prefeitura sozinha não vai conseguir eliminar o problema. É necessário que a população faça a sua parte limpando as suas casas, cuidando do meio ambiente e eliminando os possíveis focos. Caso contrário, toda ação será paliativa e não vai resolver o problema”, explicou.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: