segunda-feira, 14 de junho de 2010

Abertura municipal da Campanha de Multivacinação Infantil


O secretário de Administração Regional Norte, Harley Carvalho, participou no último sábado, dia 12, da abertura municipal da campanha de multivacinação infantil juntamente com o secretário de Saúde Marcelo Teixeira e a secretária Regional Oeste Neusa Batista, no parque Ageu Pinho Sobrinho, no bairro Buritis.

O evento contou com várias atrações para divertir as crianças. Os mascotes do backyardigans, Galo Doido, Raposão, Coelhão, PM Amigo Legal, Zé Gotinha e palhaços marcaram o dia na abertura municipal da campanha. Elas contaram ainda com camas pula-pula, quadra poliesportiva e Casinhas de plástico e madeira para brincarem. O coral das crianças do Colégio Magnun fez uma bela apresentação musical que empolgou os pais e plateia presente no evento. Logo após a apresentação da banda Sucesso da Secretaria Municipal de Saúde divertiu o público.

O Secretário de Administração Regional Municipal Norte Harley Carvalho levou sua filha Júlia Carvalho, 4 anos, para vacinar e ressaltou a importância do antídoto. “Hoje, no Brasil, as gerações recentes estão mais seguras graças ao intenso trabalho realizado com a multivacinação infantil. Mas o risco ainda existe. É preciso persistir nas campanhas de vacinação até que a doença esteja erradicada no mundo. A obrigação dos pais é proteger seus filhos”, disse.

Meninos do Projeto "Arte na Saúde" fizeram duas apresentações
Na Regional Norte a abertura foi realizada no Centro de Saúde Heliópolis. A unidade contou com a animação para chamar a atenção dos pais e crianças para necessidade de proteger as crianças contra a poliomielite. Além da distribuição de balas e pipocas, o Centro de Saúde Heliópolis inovou com a apresentação de palhaços e um espaço para pintura de rosto. O palhaço Risadinha recepcionou as crianças durante toda a manhã. A equipe do projeto Pratique Gentileza, desenvolvido pela Rádio Itatiaia, também esteve presente dando dicas de gentileza e civilidade.

A poliomielite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. A maioria dos casos ocorre em crianças menores de cinco anos, por isso a importância dos pais levarem os filhos aos postos de vacinação. A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que, entre as pessoas que ficam paralisadas, entre 5% e 10% morrem porque os músculos envolvidos na respiração também são afetados. Entretanto, muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas e se curam rapidamente, mas ainda podem transmitir o vírus. Apesar de a infecção atingir mais as crianças, principalmente as menores de três anos, adultos também podem contrair a doença.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: