segunda-feira, 5 de julho de 2010

Água e Cultura Popular são temas de atividades de Educação Ambiental

O Centro de Educação Am­biental Norte (CEA-Norte), em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, realizou na última semana várias atividades voltadas para a conscientização do papel da água na vida cultural da população. O evento celebrou também o aniversário do Parque Ecológico Nossa Senhora da Piedade, no bairro Aarão Reis.

Segundo Maria Carolina Bonfim, gerente de Capacitação e Informação em Educação Am­biental, as atividades pretendem trabalhar a cultura popular como ferramenta para a educação ambiental. O objetivo é sensibilizar os jovens para a solução de problemas ambientais que eles terão que enfrentar no futuro, principalmente na gestão de recursos hídricos. “A integração do conhecimento da origem das águas com o entendimento do seu uso popular contribui para promover um novo olhar dos alunos sobre a importância das águas”, afirma.

Recuperação

A ex-coordenadora do CEA Norte, Majô Seferino, iniciou o curso com palestra sobre a importância da comunidade na recuperação das nascentes do córrego Nossa Senhora da Piedade e a história do parque. Cerca de 40 alunos do 3º ciclo da Escola Municipal Hélio Pellegrino assistiram a palestra no CEA Pampulha. Em seguida, caminharam ao longo da barragem e realizaram um parabéns simbólico pelo aniversário do parque.

Coordenadora dos CEAs e bióloga, Dayse Diamantino ministrou palestra que serviu para aproximar os alunos do uso cultural das águas na tradição das festas de São João. Foi exibido o documentário “São João na Roça”, que ilustrou crendices e superstições que envolvem o rito das águas batismais da festa de São João entre as populações ribeirinhas que preservam essa manifestação cultural.

FONTE : ASCOM/PBH

Nenhum comentário: