quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Centro de Saúde Heliópolis recebe premiação

Na "I Mostra do PET-Saúde e PRÓ-Saúde: refletindo sobre os caminhos da integração ensino-serviço”, realizada na PUC do Coração Eucarístico, o Centro de Saúde Heliópolis recebeu duas premiações: Melhor trabalho na categoria banner e Melhor apresentação na categoria comunicação oral.

Na categoria banner, o prêmio foi para o trabalho intitulado "Estado nutricional de adolescentes participantes do Programa Saúde na Escola da área de abrangência do Centro de Saúde Heliópolis”. Este trabalho teve por objetivo descrever o perfil antropométrico dos adolescentes atendidos pelo Programa Saúde na Escola. Os autores foram os bolsistas do PET-saúde, o professor e médico Adriano Marçal, a enfermeira Luciana Mendes e a fonoaudióloga Eliane Duarte.

Na categoria comunicação oral, a premiação foi para o trabalho "Programa Universidade Bem-Vinda: fortalecendo a integração ensino-serviço", de autoria de Anar Walter Castilho Maro, gerente do Centro de Saúde Heliópolis. Trata-se de uma proposta de sistematização dos estágios dos alunos da unidade. A apresentação foi muito apreciada nos comentários dos participantes da mesa e espectadores. Dentre os objetivos do trabalho destacam-se transformar o campo de estágio em espaço para a construção democrática e a conformação de sujeitos orientados por projetos coletivos, que resgatam valores como a solidariedade e a responsabilidade compartilhada.

Este trabalho vem sendo desenvolvido na unidade desde 2008, produzindo impactos reais no nível local e, sobretudo, contribuindo para a macro-política do SUS. “Nós acreditamos que, dessa maneira, estamos contribuindo para a formação de um profissional não apenas voltado para os aspectos biológicos e, sim, para o contexto social e político que interfere e interage fortemente com os problemas de saúde da população”, avaliou Anar Walter.

O evento foi realizado por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e a Puc/Minas, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais. Estiveram presentes autoridades das universidades e representantes do Ministério da Saúde.


FONTE : Assessoria de Comunicação Social do Município - ASCOM

Nenhum comentário: