segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ecogincana completa dez anos e discute o tema Cuidando da nossa casa!

15 turmas do 2º e 3º ciclos participararam das atividades

A Escola Municipal Hélio Pellegrino, na região Norte da cidade, realizou nos dias 2 e 3 de setembro, a décima edição da Ecogincana, um projeto desenvolvido com os alunos do segundo e terceiro ciclo com o objetivo de chamar a atenção da comunidade escolar para a necessidade de preservação o meio ambiente a partir de atitudes individuais.


Para uma das coordenadoras da Ecogincana, a professora de biologia Vania Michelin, envolver os alunos na questão da sustentabilidade do planeta é fundamental para o sucesso de políticas de preservação dos recursos naturais. “O Projeto Ecogincana já é uma atividade tradicional na Escola Municipal Hélio Pelegrino, sendo realizado há 10 anos. O tema da Ecogincana de 2010 foi Cuidando da nossa casa! e teve como objetivo conscientizar e sensibilizar os alunos em relação ao cuidado com o meio ambiente, reforçando neles atitudes de preservação, mostrando que a escola, a sala de aula, a casa são ambientes que precisam ser cuidados. A limpeza da sala de aula, a conservação dos espaços da escola, dos jardins, banheiros e cantinas, o lixo e os três Rs ( reduzir, reaproveitar e reciclar), o consumo consciente e a sustentabilidade foram temas trabalhados esse ano. Presenciamos o interesse dos alunos em conservar a escola limpa e bem cuidada, além de se preocuparem com o consumo excessivo e o descarte indevido de materiais que poderiam ser reaproveitados e/ou encaminhados para reciclagem.
Apresentação artística dos alunos


Ao longo da semana os alunos fizeram atividades orientadas em sala de aula com vistas a somar pontos para a gincana. Ao todo, 15 turmas participaram de atividades lúdicas, apresentações artísticas e sabatinas com perguntas relâmpagos, elaboradas a partir de textos distribuídos para estudos orientados. Outra atividade muito concorrida entre os alunos foi o soletrando. Os acertos valeram pontos para a gincana.


Para a diretora Irlaine Cássia Horta a gincana ajuda na socialização dos adolescentes e na formação de um cidadão crítico. "Observamos uma melhora significativa no comportamento dos alunos. Além de mais integração entre eles, as tarefas da gincana os fazem entender, de forma lúdica, que cuidar do planeta não é uma coisa distante, é algo que todos podemos fazer. Na prática , observamos um ambiente mais limpo e até uma redução com os problemas de pichação na escola", afirmou.

As turmas vencedoras, uma do 3º ciclo e duas do 2º, em função de empate, receberão como prêmio uma visita ao Museu de Arte Contemporânea Inhotim e um passeio em um clube esportivo.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: