sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Trabalho de orientação sobre aleitamento materno é premiado em congresso

O projeto Espaço Mamãe Bebê, desenvolvido pela equipe do Centro de Saúde Novo Aarão Reis, na região Norte da cidade, foi premiado no V Congresso Mineiro de Medicina da Família e Comunidade, realizado na cidade de Uberaba, de 4 a 9 de setembro. O trabalho foi apresentado pela Dra. Leda Maria Mendes Souza e ganhou o primeiro lugar na apresentação oral, destacando-se entre 24 trabalhos selecionados.

O Espaço Mamãe Bebê é um ambulatório que oferece às mães de recém nascidos que têm dificuldades para amamentar um atendimento especializado para ajudá-las a prosseguir com a amamentação. O objetivo deste projeto é incentivar a amamentação, por meio do cuidado e orientação das mães, evitando que a criança pare de amamentar antes do tempo. As mães encontram no ambulatório, preparado para o atendimento de toda a comunidade do bairro Novo Aarão Reis, a assistência necessária para evitar o desmame precoce e oferecer um aleitamento adequado.

De acordo com a Dra Leda Mendes o trabalho envolve todas as equipes da unidade. “Iniciamos o ambulatório com capacitação e sensibilização de todos os profissionais das três equipes da saúde da família: médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, acadêmicos de Medicina da Unifenas e residentes de Medicina de Família e Comunidade do Hospital das Clínicas (UFMG), que fazem estágio conosco.” A capacitação foi realizada com o apoio do Comitê de Aleitamento Materno do Hospital Sofia Feldman, e logo a seguir, os organizadores promoveram um Seminário de Sensibilização e Aprendizagem com os Professores da Faculdade de Odontologia da UFMG, no qual foi abordado os Hábitos Bucais Deletérios - a importância do Aleitamento Materno.

A Dra Leda Mendes destaca ainda o trabalho realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde que identificam as mulheres com este tipo de dificuldades e fazem a busca ativa. “As ACS convidam as mães a visitarem o ambulatório e explicam os benefícios de amamentar os bebês,” explicou.





FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: