sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Regional Norte promove Seminário Ensino Serviço Comunidade



A Regional Norte realizou nessa quinta-feira, dia 21, O 2º Seminário Integração Ensino Serviço Comunidade. O evento contou com a participação de cerca de 80 profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde da regional e tem como objetivo promover a integração das esferas envolvidas na formação do estagiário com vistas a potencializar o aprendizado e melhorar o atendimento.

Para Natália Horta, coordenadora do evento e referência técnica da Gerência de Gestão do Trabalho Norte o evento tem três pontos norteadores. “Do ponto de vista do Ensino, o estágio possibilita a formação do profissional em cenários reais criando uma inteiração com a população. Do ponto de vista do Serviço, o estágio representa uma inovação, uma oxigenação que vem da Academia e que é capaz de motivar os profissionais, oferecer novas possibilidades e identificar vícios perniciosos ao atendimento. E para a Comunidade, representa a possibilidade de ampliação do acesso aos serviços públicos e a redução do tempo de espera” afirmou.

Participantes fizeram atividade de Lian Gong
Para a gerente do distrito Sanitário Norte, Vanessa Wilke, é necessário discutir e articular estratégias para estreitar a parceria serviço/escola. “Os estagiários nos leva a refletir sobre nossa prática cotidiana e traz para as unidades de atendimento novas práticas, traz o que está sendo produzido nas academias em todos os campos de aprendizado” destacou. Vanessa Wilke abordou também a necessidade de apresentar a gestão da saúde e explicitar qual é a interface e a importância da articulação com a Rede SUS- BH.

O evento abordou os temas O Panorama do distrito Sanitário Norte: serviços de saúde e organização dos centros de saúde; Os estágios curriculares obrigatórios no Distrito Sanitário Norte: as potencialidades da integração ensino-serviço-comunidade; a organização da Gerência Regional de Saúde Norte; e por fim, a Integração em, ato nos centros de saúde.

Para possibilitar a participação de todos os profissionais, o seminário foi realizado em duas datas: pela manhã e à tarde.O Distrito Sanitário Norte conta com uma rede física com 19 unidades básicas de saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento, um Centro de Especialidades Médicas (CEM). A rede assistencial engloba 66 equipes de saúde da família, 30 equipes de saúde bucal, sete equipes de saúde mental , cinco pólos do Núcleo Arte na Saúde totalizando mais de 1700 profissionais, além cerca de 450 estagiários de diversas áreas.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: