segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Oficina de Reflexão amplia noções de cidadania para mulheres na região Norte



Com o objetivo de discutir e refletir sobre os direitos adquiridos, valores e desempenho na sociedade e na família entre outras coisas, doze mulheres moradoras dos bairros Zilah Spósito e Jaqueline e com vínculos fragilizados se reúnem uma vez por semana, no BH Cidadania/CRAS Zilah Spósito. Elas fazem parte do grupo Flores de Aço que oferece cidadania por meio de oficinas de reflexão, espaço de socialização, atividades culturais, artísticas, lazer, inclusão produtiva e discussão de vários temas. A cada dia uma temática diferente agrega valor aos participantes como inserção da mulher no mercado de trabalho, vínculos familiares, auto-estima, sexualidade e afetividade.

Para a participante M.A, que aprendeu técnicas de artesanato, a atividade é importante para o desenvolvimento e o aprendizado. “É muito bom porque é uma ocupação que temos. Aqui convivo em sociedade. Hoje eu conheço vários vizinhos com quem não tinha nenhum contato e agora somos colegas e amigos. O que aprendi aqui faço em casa como um ofício e inclusive já estou vendendo saboneteiras”, declarou.

Segundo Lorena Alves Machado, psicóloga e técnica Social do CRAS, esse espaço é uma oportunidade dos usuários se aproximarem uns dos outros. “Aqui elas pensam as relações enquanto e como mulheres. Elas levam essa reflexão para dentro de casa e assim toda família acaba sendo beneficiada. Estamos fomentando a cidadania e mostrando para cada uma os direitos dentro da sociedade” enfatizou.

A oficina de reflexão acontece semanalmente às quintas-feiras a partir das 14h, no BH Cidadania CRAS/Zilah Spósito, rua Coquilhos, 75, bairro Zilah Spósito. Para mais informações ligue 3277-1848.

Lei criada em 2006 pelo Governo Federal cita violência doméstica e familiar contra a mulher

De acordo com a Lei n° 11.430 de 7 de Agosto de 2006, da violência doméstica e familiar contra a mulher criam mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Clique ABAIXO e veja as fotos da oficina de relexão :
http://picasaweb.google.com/SarmuNorte/OficinaDeReflexaoBHCIDADANIAZilahSposito?feat=directlink


 
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: