terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Centro de Saúde atende cerca de mil pessoas por mês

Os moradores dos bairros Jaqueline e Zilah Spósito na região Norte da cidade receberam no mês de outubro a unidade complementar do Centro de saúde Jaqueline I. O local conta com uma sala de observação, hall de entrada, farmácia, almoxarifado e dois consultórios para atendimento operativo. Cerca de mil pessoas são atendidas por mês em diversas demandas como retorno, quadro agudo, dores de modo geral, febre, infecções, bronquite e outros.
A nova estrutura da PBH conta com uma equipe de um médico clínico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um auxiliar administrativo, e um funcionário do programa posso ajudar para atender as necessidades básicas de saúde na região, como atendimentos de consultas, farmácia e grupos especializados visto que os casos de complexidade são atendidos na sede. A equipe do Programa Saúde da família também realiza atendimentos no local e conta com um médico generalista, um enfermeiro, e dois auxiliares de enfermagem, além de cinco agentes comunitários de Saúde.


De acordo com a Enfermeira de Apoio, Lidiene Murce, a estrutura é muito boa e a parceria com o BH Cidadania/CRAS Zilah Spósito é de extrema importância. “Encaminhamos vários casos para o serviço social inclusive para academias da cidade que funcionam no CRAS. Aqui trabalhamos com uma única equipe, o que ajuda na conduta dos trabalhos e a espera para o atendimento médico é muito menor”, disse.

Para a Gerente do Centro de Saúde Jaqueline I e unidade complementar, Vera Lúcia Ferreira, foi uma conquista para a comunidade local. “O acesso dos usuários melhorou e também a intersetorialidade. Assim podemos dar uma melhor assistência a todos”, declarou.

O Centro de Saúde já conta com algumas atividades direcionadas aos usuários como grupo de hipertensos e diabéticos com dinâmicas juntamente com a academia da cidade. Outro grupo é o de crianças de baixo peso que possuem de zero a cinco anos com distribuição de leite e óleo através do programa de desnutrição infantil da Secretaria Municipal de Saúde. A Unidade da PBH funciona de segunda à sexta-feira de 8 ás 17h na rua coquilhos n° 75, bairro Zilah Spósito.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: