quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Estatuto da Criança e Adolescente é tema de debate em seminário na regional Norte


A Secretaria de Administração Regional Municipal Norte promoveu nessa terça-feira, dia 30, o Seminário do Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente Norte. Como tema : A construção da cidadania de crianças e adolescentes no Brasil: 20 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), o encontro proporcionou debates, oficinas temáticas e intervenções cênicas. A Companhia de Arte e Mobilização, da Secretaria Municipal de Assistência Social, apresentou uma enquete ressaltando a questão dos malefícios que o trabalho infantil causa às crianças.

A assistente social Maíra Colares, abordou o tema “A implementação do ECA: uma trajetória de luta e trabalho” e ressaltou os avanços alcançados pela constituição de 1988 como a universalização de direitos e a participação popular. Maíra Colares também citou os desafios enfrentados pelo Estado como assimetria na implantação das políticas sociais, pacto federativo e efetivação dos direitos sociais e políticas públicas voltadas para os adolescentes.

O tema O adolescente em conflito com a Lei, foi abordado pela diretora do Centro de Atendimento do Adolescente (CEAD/BH), a mestre em administração pública com gestão em políticas sociais Raquel Assunção. Para a diretora do CEAD, a culpa não é apenas do Estado ou da família. “Precisamos de uma rede de proteção para auxiliar as famílias e pensar nos recursos que dão suporte para a educação , assim como a rede de saúde e educação pode ajudar dando apoio ao adolescente”, declarou.

Aberto o debate entre os participantes, a professora da Escola Estadual Professor Alberto Mazzoni, no bairro Primeiro de Maio, Marta Élifas, disse que os valores familiares devem ser preservados. “Eu acredito que os valores da família estão esquecidos não só pelos jovens, mas também pelos pais que estão ausentes na criação. Está faltando limites na educação das crianças e a presença da família é imprescindível. Se juntarmos a família e a estrutura que o poder público tem, venceremos esta batalha”, completou.

O seminário é um espaço de discussão e formação que busca fortalecer o trabalho em rede e de forma integrada. Nestes encontros, reúnem-se diversos profissionais e agentes sociais que atuam no atendimento à criança e ao adolescente, tais como assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, professores, gestores, integrantes de ONGs, lideranças comunitárias, entre outros.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: