quarta-feira, 30 de março de 2011

Saúde Bucal é tema do Fórum do Idoso na Regional Norte

Envelhecer sorrindo. Este foi o tema do Fórum dos Idosos realizado na Regional Norte pela Gerência de Programas Sociais nessa quarta-feira, dia 30. O tema foi proposto tendo em vista a necessidade de atentar para as correlações de diversas doenças com a saúde bucal.

De acordo com a mestre em Saúde Pública pela UFMG, Janaína Caldeira Pereira, dentista do Centro de Saúde Guarani, dentre as complicações bucais mais comuns em idosos destacam-se a ausência de dentes, doença periodontal e a cárie dentária na raiz, em função de uma perda óssea natural. “Nesta idade ocorre a secura na boca, muitas vezes ocasionada pelo uso de medicamentos. É necessário hidratar-se com freqüência. Também é importante fazer um auto exame para identificar possíveis lesões, alterações de cor ou textura ou ainda caroços tanto nos lábios, quanto nas bochechas, língua e céu da boca”, enfatizou. Ainda de acordo com a dentista, lesões na mucosa oral indolores podem ser indicativos de uma doença mais séria e é necessário observar para prevenir o câncer de boca, por exemplo. Janaína Caldeira aproveitou a oportunidade evidenciar que cuidados de higiene e boa alimentação colaboram para manter a saúde.

Para Maria Eli de Moraes e Silva, o encontro é um momento de aprendizado e prazer. “Hoje, aprendi que devemos ter os devidos cuidados com a boca para manter os dentes saudáveis e evitar doenças. O Fórum do Idoso está me dando oportunidades de viver e aprender muito, coisa que minha mãe não teve. Acho que somos mais respeitados que os idosos de antigamente. Nós temos mais oportunidades”.

O evento contou com a participação dos integrantes da Oficina Musical do projeto Arte na Saúde, desenvolvida no Parque Ecológico Nossa Senhora da Piedade, convidados pelo gerente de Programa Sociais, Nilson Veras. “Este trabalho busca o envolvimento do idoso com outras faixas estarias. É preciso unir jovens e velhos para promover o entendimento e valorizar o respeito às diferenças”, afirmou. Nilson Veras destacou ainda as atividades oferecidas para a terceira idade em toda a Regional, como visita a museus, teatros, passeios, festas e encontros.
O Fórum do Idoso é realizado mensalmente e tem como proposta fomentar a cultura e as relações interpessoais entre os idosos, além de levar conhecimento sobre Estatuto dos Idosos, cursos e palestras de interesse. O encontro acontece sempre na última quarta-feira do mês no auditório da Regional Norte, das 9 às 12 horas.
Mais de setenta idosos participaram do encontro


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: