quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fórum da juventude aborda mercado de trabalho


A inclusão do jovem no mercado de trabalho é um dos passos mais importantes da vida de um adolescente e que exige compromisso e apoio público. Com o tema juventude e mercado de trabalho, a gerência regional de Programas Sociais da regional Norte, reuniu no Fórum da Juventude no Espaço BH Cidadania/CRAS Zilah Spósito na sexta-feira dia 27, mais de 150 jovens de escolas municipais e estaduais em parceria com o CDL, ASSPROM e Conselho Municipal da Juventude. O Secretário de Administração Regional Municipal Norte, Haldley Campolina participou da mesa de abertura.

Tiago Ferreira
O tema do fórum foi escolhido pelos jovens em meio a outras quatro opções por meio de enquete realizada nas escolas. Tiago Ferreira de Freitas de 20 a. é um dos jovens que foi atendido pelas políticas sociais da prefeitura e encaminhado para o mercado de trabalho. “Através da Escola Municipal Daniel Alvarenga fiquei sabendo de uma vaga aqui no BH Cidadania de monitor de informática. Qualifiquei-me e hoje estou empregado. Sou um jovem como todos os que estão aqui. As oportunidades são iguais e cabe a cada pessoa correr atrás dos seus sonhos”, colocou.

Na palestra ministrada pela Psicóloga Simone Oliveira e a Assistente Social Inácia Canhestro da Gerência de Inclusão Produtiva, da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, abordaram as várias definições de trabalho. Educativo é uma atividade laboral em que as exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social prevalecem. Formal é quando existem benefícios assegurados por direito como férias, 13° salário, fundo de garantia, e informal trata-se de quando não é assinada a carteira. Simone afirma ainda que o perfil do trabalhador de hoje deve ser apresentável, ter um bom comportamento, aparência, postura, criatividade e iniciativa. “Uma das exigências das empresas é escolaridade, cursos de qualificação, documentação adequada respeito e tratamento pessoal”, completa Simone Oliveira.


O Gerente de Programas Sociais da Regional Norte, Nilson Veras, fala da inclusão do jovem no mercado de trabalho. “Antes eles eram colocados em segundo plano e agora trabalhamos com a inserção produtiva do adolescente orientando como fazer e aonde buscar apoio. As políticas públicas que temos hoje em prol deles favorecem a classe”, afirma.



GALERIA DE IMAGENS : https://picasaweb.google.com/SarmuNorte/FORMDAJUVENTUDE?authkey=Gv1sRgCOf38NC_t_eF_gE&feat=directlink

 
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: