quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Regional Norte realiza seminário de Atenção Primária à Saúde



Nos dias 13 e 20 deste mês a prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Regional Norte através das gerências de Atenção à Saúde e Gestão do Trabalho, realizou Seminário de Integração do Grupo de Estudos Profissionais Enfermeiros e Gestão Clínica. O objetivo foi discutir o contexto atual da insuficiência cardíaca na Regional Norte e a relação da linha de cuidado prolongado á saúde até a rede complementar.

Andréia Ramos Almeida, coordenadora de enfermagem e gestão clínica, iniciou a atividade, abordando a Interface entre os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde e a rede complementar para o cuidado da condição crônica de Insuficiência Cardíaca. Segundo ela as principais ferramentas da gestão clínica para manter o vínculo com o paciente são: as diretrizes clínicas (protocolo), registro e monitoramento, gerenciamento de risco, gerenciamento de condição e de caso, envolvimento do usuário e atendimento compartilhado. “Daí a importância de todas as ferramentas clínicas para acompanhar caso a caso de perto”, relata.

A coordenadora do Centro de Especialidades Médicas, Kátia Fontoura explica que a insuficiência cardíaca é uma das principais causas de internação, principalmente em pacientes acima de 60 anos. “Em 2008, o número de internações foi 268.362, com permanência de 6,5 dias. Atualmente na regional Norte, aproximadamente 20 mil pessoas sofrem dessa doença”, diz.

Para que a doença seja evitada, devem-se tomar os devidos cuidados como monitoramento do peso, dieta, tomar bastante líquido, evitar o álcool, estar em dia com a vacinação, não fumar e realizar exercícios físicos.






FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: