quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Oficina de Sensibilização em Artes é destaque em BH Cidadania



O BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, no Bairro Novo Aarão Reis, na regional Norte retomou nessa Terça-Feira, dia 18, as atividades da Ação de Formação Artística e Cultural onde idosos participam de Oficina de Sensibilização em Artes. O projeto é uma parceria da Fundação Municipal de Cultura, BH Cidadania e Centros Culturais. As oficinas acontecem em toda a cidade em mais de 200 núcleos.

Durante os encontros alunos praticam aulas de teatro onde aprendem linguagem artística, técnicas de expressão, vocal, corporal e relacionamento com o espaço. O projeto conta ainda com diversas atividades de dança, música, artes plásticas, áudio visual, material, circo e ainda patrimônio cultural. A Oficina de teatro para iniciantes no BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira acontece duas vezes por semana com uma carga horária de 36 horas curso.O trabalho trata de aspectos de cultura e das artes e envolvem, de modo específico o entorno das comunidades, seu bairro e sua região.


De acordo com Marcos Vogel, Ator e Coordenador de teatro do Programa de Formação Artística e Cultural da Fundação Municipal de Cultura, a ideia é propor a oportunidade de explorar o potencial criativo e a necessidade de criação que existe em cada pessoa. “O Objetivo é abrir um espaço convidativo para isto. Na área artística o que mais nos interessa é o potencial dos participantes. Estamos abrindo oficinas culturais e de patrimônio cultural em toda a cidade”, completa.

Geraldo Machado
Geraldo Machado, morador do Bairro Floramar e participante do grupo de teatro afirma os benefícios da atividade. “Já participava como figurante e agora tenho a oportunidade gratuita através deste projeto. Gosto muito de estar no meio de outras pessoas. Aqui sinto prazer, alegria e bem estar”, declarou.

Os candidatos que desejam participar das oficinas de Sensibilização em Artes e em Patrimônio Cultural devem comprovar residência na região do entorno do Centro Cultural ou Núcleo BH Cidadania da opção de inscrição e ter idade mínima de seis anos. Para as oficinas de Iniciação Artística, é preciso comprovar residência em Belo Horizonte, ter idade mínima de 14 anos e ser alfabetizado. Na regional Norte são 18 oficinas, sendo 16 implantadas e 2 em fase de estruturação.Dessas,quatro são de Iniciação e 14 de Sensibilização.Na cidade já são 111 implantadas. Cerca de duas mil pessoas participam diariamente das atividades.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: