terça-feira, 25 de outubro de 2011

Orçamento Participativo é pauta de pesquisadores estrangeiros na Regional Norte



O programa Orçamento participativo da Prefeitura de Belo Horizonte, criado em 1993, é pauta de pesquisadores da Bélgica com o tema “Inovação dos Governos locais”. Eles trabalham em uma empresa privada de consultoria de gestão e na quinta-feira, dia 20, estiveram na Regional Norte para acompanhar o desenvolvimento do Projeto acompanhados pela Gerente de Monitoramento do OP, da Secretaria Adjunta de Planejamento, Juliana Oliveira e OP da Regional Norte, Mércia Adriana. O Secretário Regional Norte, Haldley Campolina Vidal recepcionou os Visitantes.

Os pesquisadores percorreram na regional Norte, os equipamentos BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, no Bairro Novo Aarão Reis e ainda o Centro Cultural e Centro de Saúde Jardim Guanabara que foram escolhidos pela população por meio do Orçamento Participativo Digital e presencial entre os anos de 2006 e 2008.

O consultor da empresa privada, Alex Lazarow, que é Belga, afirma que ficou impressionado com a felicidade dos usuários dos locais visitados. “Em todos os locais fomos bem recebidos e a alegria das pessoas estava estampada no rosto. Acho interessante quando a comunidade pode decidir juntamente com o poder público. Isso contribui com a democracia do país”, enfatizou.

De acordo com Juliana Oliveira, Gerente do Orçamento Participativo da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento, com os 18 anos de experiência bem sucedida, o Orçamento Participativo tem recebido com freqüência visitantes de várias partes do Brasil e do mundo. “O exemplo desta credibilidade é a recente visita de uma delegação de João Pessoa, Paraíba e agora a visita do consultor Belga, Alexandre Lazarow, de uma empresa privada. O OP é a consagração de uma parceria brilhante entre a população e a administração pública na priorização de realização de obras na cidade”, destacou.

Desde 1993, são 1.404 empreendimentos aprovados através do OP na cidade sendo que 1064 já foram concluídos. Outros 340 estão em andamento. A Prefeitura investiu mais de R$ 1 Bilhão nas Obras e mais de 700 mil pessoas participaram do Projeto. No OP 2011/2012 são 102 empreendimentos aprovados e R$ 110 milhões investidos.

Isso tudo é a prova definitiva de que o OP é uma ferramenta fundamental na parceria entre a Prefeitura e os cidadãos. Atendendo a demandas de moradores de todas as regiões do município, as obras escolhidas são o resultado concreto da participação popular no processo do OP.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: