sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dia Mundial do Diabetes é comemorado com várias atividades em Centro de Saúde

 

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, o Centro de Saúde Jardim Guanabara, na regional Norte, promoveu na quinta-feira, dia 14, várias intervenções. Durante todo o dia os usuários da localidade receberam orientações sobre a doença por meio de enfermeiros e nutricionistas, responderam questionário e outros. Mais de 300 pessoas participaram das atividades.

Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Alguns sintomas comuns do Diabetes são urina,cansaço, sede e apetite excessivos, perda de peso involuntária e visão borrada. 

Os usuários da unidade de Saúde participaram de mensuração do peso, estatura, e do abdômen, e ainda da glicemia capilar. Cada pessoa respondeu um questionário elaborado pelo Ministério da Saúde e utilizado pela Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, sobre o risco de ter diabetes em 10 anos. Caso o resultado fosse maior que nove,o usuário seria encaminhado para atendimento com a equipe de saúde da família.Os pacientes receberam material informativo sobre a nutrição em proteção e controle do diabetes produzido pelos estagiários de nutrição da UFMG e dicas de prevenção e controle. 

Para a Gerente do Centro de Saúde Jardim Guanabara, Cléris Blanco de Souza, a atividade tem como intuito detectar precocemente o usuário diabético evitando complicações da doença, além da conscientização sobre os sinais e sintomas. Segundo João Maciel, idoso de 82 a. nunca tinha feito à glicemia capilar. “Há anos atrás ninguém sabia que estava diabético e as pessoas morriam sem saber que tinham a doença. Hoje em dia com este trabalho da prefeitura posso saber como está minha saúde e prevenir”, declarou.

Atualmente cerca de 800 diabéticos sendo 190 insulino dependentes são atendidos pelo Centro de Saúde Jardim Guanabara. A Prefeitura disponibiliza toda a medicação necessária como aparelhos de glicemia, fita para aferição da glicose, e insulinas regular e NPH.


Mais Informações: 3277-7458


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: