quarta-feira, 28 de março de 2012

OP Digital é tema de pesquisa de mestrado sobre tecnologia da informação


Desde 2006, o OP conta com uma nova modalidade: Orçamento Participativo Digital, que alia participação popular e inclusão social com o uso das novas tecnologias da informação. Na última segunda-feira, dia 26, estudantes da Pontifica Universidade Católica (PUC), do Paraná, visitaram o tratamento de fundo de vale da Avenida Basílio da Gama, no bairro Tupi B, obra vencedora do OP Digital 2011, da regional Norte com mais de cinco mil votos.

Eles foram acompanhados da gerente regional do OP Norte, Mércia Adriana, e da analista de políticas públicas da Secretaria de Planejamento, Rosária Pompea. O Tema do mestrado em administração dos estudantes Felipe Toztti e Letícia Stroparo, trata de um grupo de pesquisa de gestão da informação e conhecimento, na área de tecnologia da informação. Devido ao sucesso do OP Digital da Prefeitura de Belo Horizonte, os universitários resolveram conhecer de perto o projeto.

Para Felipe Toztti, é bem diferente do que foi apresentado didaticamente. Aqui conheço outras realidades e a vida das pessoas de perto. Isso forma uma cultura nova nas pessoas. Elas são co-responsáveis pelas melhorias conquistadas. “Percebo que sem o Orçamento Participativo, as comunidades se sentem fora do processo de escolha da administração da cidade”, destacou.

Nas edições anteriores do OP Digital, foram aprovados 19 empreendimentos, sendo nove na edição do OP Digital em 2006, um na edição do OP Digital 2008 e nove em 2011. Dos 19 empreendimentos aprovados, nove já foram concluídos e entregues à população e cerca de 320 mil pessoas participaram do processo.

Gerente do OP da Regional Norte, Mércia Adriana conta a mobilização da comunidade. “Essa participação se deve ao interesse de moradores da Av. Basílio da Gama que já haviam conquistado no OP 96 e 97 a urbanização de trecho da avenida. Desde o primeiro contato com os moradores do local houve um entusiasmo muito grande, pois eles tinham a chance de ver um problema que se arrasta por mais de trinta anos ser resolvido e isso dependia só deles. Daí colocaram a mão na massa e contagiaram muitas pessoas. Foi um trabalho de formiguinha, todos os dias e noites. Foram incansáveis. E depois de tanto trabalho a recompensa com a 2ª obra mais votada de Belo Horizonte",enfatizou.

A obra de tratamento de vale da Avenida Basílio da Gama visitada pelos mestrandos, vai realizar a contenção, construção de muro e proteção de taludes, substituição da galeria de macrodrenagem por canal revestido fechado, desapropriação de imóveis e de terrenos, com previsão de remoção de famílias, implantação de via à esquerda da Avenida e ajardinamento.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: