quarta-feira, 14 de março de 2012

Gestores e comerciantes discutem aspectos do Código de Posturas na Regional Norte




Com intuito de discutir as melhorias viárias na Avenida Waldomiro Lobo, na regional Norte, a Gerência Regional de Regulação Urbana organizou, na terça-feira, dia 13, reunião com moradores e comerciantes do bairro Guarani. O secretário Regional Norte, Haldley Campolina Vidal, solicitou o encontro para apresentar a viabilidade das solicitações da comunidade.


Por meio da Gerência Regional de Fiscalização Integrada, a Regional Norte realiza nos últimos três meses uma campanha educativa sobre a desobstrução de vias nos principais corredores da regional. Nesta campanha foi identificado como infração mais comum,o uso do passeio como estacionamento na Avenida Waldomiro Lobo. Cerca de cem estabelecimentos irregulares foram notificados a cessar o problema e convidados a participar da reunião.


Durante o encontro, a comunidade teve a oportunidade de conhecer melhor a lei  que regulamenta a ocupação dos passeios públicos (Lei n° 9.845/10, art. 163 e 166 do decreto 14.060/10 e item oito do anexo I, do decreto 14.060/10). A lei determina que o infrator que está obstruindo o passeio  seja notificado imediatamente, e, em caso de desobediência, receberá uma multa no valor de R$ 789,11, aplicada em dobro e em triplo, podendo ainda ter o alvará cassado a partir da terceira reincidência e interdição do local.

Dentre as principais demandas apresentadas pelos comerciantes detacam-se a instalação de um estacionamento rotativo, alteração do local do ponto de táxi, revitalização da avenida, estacionamento adequado para carga e descarga e projetos de readequação viária, além de instalação de rotatória. Todas as demandas foram recebidas pela BHTrans e pela Regional, que já marcou um novo encontro para o mês de abril para apresentar um estudo sobre as solicitações.

O comerciante Vanderlei Carias Lanel destaca que a PBH fez diversas ciclovias na cidade mas, que os comerciantes não podem receber os ciclistas devido à irregularidade do uso de suporte para bicicletas no passeio. “Infelizmente tive que retirar. Acho que a Prefeitura deve escutar os moradores e comerciantes quando acontecer alterações, como está ocorrendo aqui. Sou a favor do estacionamento de 45°, na Waldomiro Lobo. Isso vai melhorar o trânsito e facilitar o estacionamento de veículos”, completa.

Gerente Regional de Regulação Urbana, Valdélis Fernandes, afirma que a reunião tem o objetivo  de divulgar  o que determina a lei, principalmente no que tange à ocupação dos espaços, colaborando para melhorar  convivência da comunidade, além procurar atender as solicitações de acordo com a viabilidade técnica.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: