quarta-feira, 4 de abril de 2012

Pré-Conferência dos direitos da pessoa com deficiência atrai mais de cem usuários na regional Norte



A Secretaria Regional Norte, por meio da gerência de Políticas Sociais promoveu na última semana, a Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o seguinte tema: “Um olhar através da convenção da ONU; novos desafios e perspectivas”. O intuito da atividade é eleger os delegados e discutir propostas para a conferência municipal que acontece no mês de maio. Mais de cem pessoas entre usuários, e funcionários participaram na regional norte.

A Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com deficiência da regional Norte, tem por finalidade analisar obstáculos e avanços das políticas nacional, estadual e municipal nessa área. O objetivo é promover o debate sobre direitos, cidadania, e compromissos com as pessoas com deficiência, buscando a conscientização da sociedade a respeito da dignidade de todos os cidadãos, em sua diversidade. A atividade elegeu oito delegados do governo, oito da sociedade civil e 14 pessoas com deficiência, familiares ou acompanhantes para participar da conferência municipal.

De acordo com o Gerente regional de Assistência Social Norte, Kleiton Ferreira a Pré-Conferência é o início do processo de discussão referente à inclusão e acessibilidade. “O momento é importante para que sejam pensadas políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. Outro passo importante é a avaliação do que já foi construído até o momento, buscando sempre uma melhor qualidade de vida e dignidade para esse público. A pré conferência é um marco no processo de inclusão e acessibilidade”, destacou.

Otacílio Souza
Para Otacílio Souza, cadeirante, o encontro é importante para a classe. “Sou uma dessas pessoas que precisam de auxílio boa parte das vezes, e hoje muitos locais na cidade já possuem o piso tátil que facilita a locomoção para o deficiente. Estou aqui para conhecer melhor os nossos direitos”, disse.

Para atender os deficientes, a Prefeitura possui em cada regional, o serviço de proteção social à pessoa com deficiência que possibilita o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, com vistas à inclusão social, e tem como diretrizes básicas a centralização na família, trabalho em rede, protagonismo e acessibilidade. O serviço identifica as pessoas, faz o acompanhamento sociofamiliar(visita domiciliar),articulação da rede  de atendimento como escolas,centros de saúde,esporte,cultura e outros. O público referenciado são pessoas com deficiência, crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e suas famílias.


Mais Informações: 3277-7458


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: