quarta-feira, 25 de abril de 2012

Saúde do Homem é tema do Fórum do Idoso da Regional Norte



Durante toda a sua vida, os homens, diferentemente das mulheres, não procuram habitualmente os serviços de saúde. Isso é o que dizem os médicos e o que demonstram os dados da epidemiologia. Com intuito de divulgar ações e propostas de governo para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos homens, o Fórum do Idoso abordou o tema “Saúde do Homem”.

O Fórum do Idoso foi realizado nesta quarta-feira, dia 25, no auditório da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, por meio da Gerência de Programas Sociais, com o apoio da Gerência Regional de Atenção à Saúde (Gerasa).

O especialista em Saúde da Família e Atenção Básica, e Referência Técnica de Saúde do Adulto da GERASA Norte, Thiago Leite, palestrou sobre o tema e alertou os participantes. “Essa cultura dos homens de não procurar os serviços básicos de saúde, representa o medo de descobrir uma doença que muitas vezes já está em um estágio avançado e de difícil tratamento. Devido à isso, a partir dos 65 anos, observa-se um número maior de internação de homens em relação às mulheres”, destacou.

Para manter uma boa saúde e uma boa qualidade de vida, de acordo com Thiago Leite, a Prefeitura disponibiliza diversos serviços nos centros de saúde da capital, voltados para o homem adulto. São exames para detectar HIV, sífilis, tuberculose, glicemia, taxas de colesterol, além de avaliação cardiovascular e outros. No caso de apresentarem alterações nos resultados, os pacientes podem evitar complicações e fazer o tratamento adequado na própria unidade de saúde.
O especialista também informou que contraceptivos são distribuídos em toda consulta clínica para os homens com vida sexual ativa.

A idosa Conceição Augusta de Paiva, participante da atividade, perguntou ao palestrante sobre as consequências da pressão arterial baixa. “Ele nos informou que pode causar tonteiras e vertigens, e que o ideal é andar com pacote de sal na bolsa para usar quando necessário”, disse.

Durante o encontro, Thiago alertou a população sobre a saúde bucal. "Apenas 5% da população procuram espontaneamente o serviço odontológico. É importante não descuidar da saúde bucal pois isto  pode causar complicações, principalmente  para diabéticos e hipertensos".


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: