segunda-feira, 4 de junho de 2012

Fórum da Juventude debate Igualdade Racial

 
Com o intuito de refletir quanto aos desafios, políticas e projetos para a juventude, a Regional Norte por intermédio do trabalho intersetorial das Gerencias de Educação e Políticas Sociais, realizou no fim do último mês, o Fórum da Juventude com o tema: Igualdade Racial. Participaram da atividade, jovens e adultos da comunidade, que juntos refletiram quanto a atual realidade dos jovens negros na sociedade.

Nilson Gaspar Veras, Gerente de Programas Sociais da Regional Norte, destacou a importância do fórum para os jovens da Regional Norte. “A relevância para os jovens está em conhecer e lutar pela igualdade de direitos e de condição em todos os âmbitos da nossa sociedade”, destacou. Os fóruns são espaços onde a prefeitura dialoga com a comunidade as demandas e perspectivas dos programas e projetos de políticas publicas a curto, médio e longo prazo. Eles possuem ainda o caráter de espaço de produção e debate de cartilhas e documentos de áreas especificas de atendimentos da prefeitura.

Daniela Anatoli, especialista em história da África e militante do movimento negro em Belo Horizonte, trouxe uma contribuição quanto à reflexão da luta e do papel do negro na perspectiva de referendar sua identidade para a sociedade brasileira, caracterizada por ser uma nação Multiétnica. Ela destaca a importância do tema. “A questão da igualdade racial é urgente, precisamos colocar o dedo na ferida, sentar e discutir com a sociedade, pois este tema ainda é um tabu no Brasil”, disse. 

Alessandra Corrêa destacou a necessidade de quebra de paradigmas e mudanças na sociedade: “Gostei, porque o tema abordado mostra a necessidade de uma mudança real da sociedade. E da consciência que todos somos iguais”, destacou. Richard Matheus Alves, 13 a., estudante, e membro do grupo de convivência de adolescentes “Atitude Jovem”, destacou em uma frase o sentimento que ficou do evento. “Brancos e negros são um só e não deve existir desigualdade”, abordou.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: