sexta-feira, 15 de junho de 2012

Regional Norte promove Fórum de Saúde Mental

 
Com o intuito de trocar experiências, apresentar casos de sucesso e refletir quanto à atuação dos profissionais de saúde a Secretaria de Administração Regional Municipal Norte recebeu na última quarta-feira, 13, o Fórum de Saúde Mental com o tema: Supervisão Clínica e Reunião Ampliada - como está o processo de trabalho?

A referência técnica em Saúde Mental da Regional Norte, Enfermeira Kênia Campos, destacou a importância do evento como espaço de reflexão e troca de experiências. “O Fórum é espaço de análise, articulação, intervenção, mostra de ações e movimentos realizados na rede direcionados ao aprimoramento de nossa prática de trabalho. É um espaço, sobretudo aberto, onde buscamos dentre outros, compartilhar práticas de intervenção direcionadas a integralidade do portador de sofrimento mental” afirmou.

Isaac Luis trabalha nos centros de Convivência Venda Nova e Providência. Ele destacou a relevância do evento para as atividades que desenvolve: “A contribuição maior deste debate será nas reuniões de equipe; momento em que sentamos e discutimos os casos que estamos atendendo”.

Dentre os estudos de casos apresentados destaca-se a atuação do Consultório de Rua, que atua com uma equipe formada por psicólogo, assistente social, enfermeiro, oficineiro e um redutor de danos – que é o agente responsável por orientar a execução de ações para prevenção das consequências danosas à saúde que decorrem do uso de drogas sem necessariamente interferir na oferta ou no consumo.

O redutor de danos Flávio Ricardo falou sobre as características das atividades desenvolvidas. “A redução de danos trabalha com pessoas que estão à margem da sociedade; e muitas vezes dos próprios direitos de cidadão em várias regiões críticas da cidade. Além de atuar com os usuários de drogas, também buscamos  a sensibilização dos profissionais da rede de saúde para esta questão",disse.

A atividade, organizada pela Comissão Distrital de Saúde Mental e Gerência de Atenção à Saúde, contou com a presença de representantes da Coordenação de Saúde Mental, do Centro de Convivência Providência, e de profissionais das equipes saúde da família e gerências de unidades de saúde.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: