segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Centro de Saúde adere ao movimento Outubro Rosa para fazer atividades de promoção de saúde e de prevenção ao câncer de mama.




 Terminam nessa quinta-feira, dia 25, as atividades de prevenção de câncer de mama promovidas pelo Centro de Saúde Etelvina Carneiro, na Regional Norte. A programação faz parte do “Outubro Rosa”, movimento social que surgiu nos Estados Unidos no início da década de 90 com o intuito de unificar ações a fim de conscientizar a população quanto à prevenção e tratamento do câncer de mama.
 
As mulheres foram selecionadas para as atividades segundo o protocolo municipal de saúde, que indica grupo de risco para mulheres acima de 45 anos ou com histórico de câncer de mama na família. A abertura do evento ocorreu na quarta feira, 16, na própria unidade de Saúde. As oficinas e palestras acontecem até o dia 25 de outubro em horários alternados entre manhãs e tardes.

 
Com uma equipe profissional multidisciplinar composta por ginecologista, médico da família, equipe de saúde bucal, quatro enfermeiros e uma nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o Centro de Saúde Etelvina Carneiro oferece palestras, vídeos, orientação e exames clínicos. Após cada atividade, os profissionais envolvidos responderão as dúvidas e, sempre que necessário, poderão encaminhar as pacientes para a realização de consultas e exames específicos; como por exemplo, a mamografia.

 

 
Raquel Rodrigues, 42 a., moradora do entorno, não tem o hábito de praticar atividades físicas e já foi diagnosticada com nódulo na mama. Consciente de pertencer ao grupo de risco, ela participou da atividade como parte do acompanhamento médico que desenvolve. “As atividades e explicações dos médicos foram excelentes para tirar nossas dúvidas. Há dois anos eu fiz um exame de mamografia no qual foi identificado um nódulo. Desde então, eu faço acompanhamento aqui no posto de saúde. Aproveitei a atividade de hoje para fazer o pedido de novos exames e vou participar das próximas atividades. Achei interessante o que falaram quanto à prática de atividades físicas”, destacou.
 
A gerente do Centro de Saúde Etelvina Carneiro, Maria Cecília Silva Teixeira, destacou a importância da atividade. “Além de envolver e motivar a equipe, esta atividade gerou uma ação de promoção da saúde pública muito positiva. Acredito que é necessário investir em ações de promoção como estratégias de prevenção. Algo que rompe com a ideia de que o centro de saúde atua apenas com ações curativas. Devemos investir em promoção da saúde até equilibrar a prevenção com as ações curativas”, destacou.


 
 

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: