quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Regional Norte promove capacitação da equipe do Posso Ajudar


Com o objetivo de qualificar os estagiários do Programa “Posso Ajudar?” para atuar nas atividades das salas de espera, a Regional Norte promoveu uma palestra com o tema Avaliação das estratégias do Posso Ajudar no Combate à Dengue. A proposta é capacitá-los para que eles possam cooperar no desenvolvimento de iniciativas que visem a conscientização da população local quanto à necessidade de combate permanente à Dengue.

Durante a atividade a supervisora dos Programa Posso Ajudar e referência técnica da Gerência Regional de Atenção à Saúde (Gerasa), Dalila Juliana de Oliveira, apresentou as principais atribuições do atendente destacando que é o primeiro contato do usuário com o serviço de saúde pública, enfatizando aí o caráter de acolhimento que deve permear o atendimento.  Em seguida foi apresentado um vídeo lúdico sobre a origem e as características da dengue no Brasil. E por último a especialista apresentou aos presentes o cenário atual das políticas públicas de combate a Dengue adotadas pela Prefeitura. E sugeriu ainda; Intervenções lúdicas/educativas a serem desenvolvidas com os usuários durante o tempo de espera nas salas de atendimento dos Centros de Saúde.

Segundo a supervisora Dalila Oliveira a atividade de formação com os estagiários é uma ação anual cuja função é inserir o recém contratato à cultura institucional da PBH, e que, como o combate a Dengue é uma prioridade que perpassa por todas as Gerencias da Prefeitura, o tema foi pautado também com os estagiários: “Essa capacitação foi realizada com todos os estagiários do “Posso Ajudar” com o objetivo de capacitá-los a orientar os usuários no combate a dengue. Para isso planejamos organizar atividades lúdicas e educativas nas salas de espera dos Centros de Saúde e envolver o cidadão nessa campanha”.
A estagiária do Centro de Saúde Heliópolis Débora Sales Oliveira reafirmou a importância da atividade. “Gostei muito do curso, achei interessante, pois trocamos muitas informações que são importantes no desenvolvimento do meu trabalho. O que mais me chamou a atenção foram as atividades lúdicas e de interação que foram apresentadas, pretendo levar algo do gênero para o centro de saúde onde trabalho,” afirmou.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: