segunda-feira, 10 de junho de 2013

Batizado de Capoeira reúne comunidade na Escola Municipal Cônsul Antônio Cadar


Força, agilidade e flexibilidade. Esses são alguns substantivos que vêm à nossa mente quando pensamos em capoeira. Mas na Escola Municipal Cônsul Antônio Cadar, na região Norte da cidade, a capoeira oferece mais que isso. Além de melhorar o condicionamento físico das crianças, trabalha a integração, a inclusão e o respeito aos colegas e à hierarquia. A atividade faz parte do Programa Escola Integrada e atende 405 alunos do 1º, 2º e 3º ciclos que frequentam as aulas duas vezes por semana. Nessa sexta-feira, dia 7, mais de 90 crianças e adolescentes participaram do batizado de capoeira, um jogo simbólico entre aluno e instrutor, no qual o aluno demonstra o que já aprendeu e recebe uma identificação própria. A solenidade, realizada na quadra da escola ( Rua Parnaíba, 30, Providência) contou com a participação de pais, alunos, professores e instrutores de outros grupos de capoeira em Belo Horizonte e Contagem. 


Para o coordenador da Escola Integrada, Gilson Lopes Gonçalves, a oficina de capoeira traz muitos benefícios para o aluno e para o coletivo da escola. “A capoeira auxilia na socialização dos alunos, desenvolve o espírito de liderança e é uma excelente atividade física. A capoeira ainda ajuda na organização e cooperação dos alunos, melhora a concentração, a autoestima e estimula o processo cognitivo das crianças”, declarou.


Aos 12 anos, o aluno Danilo José Marques Borges, representou os alunos na mesa de autoridades juntamente com a diretora da escola, Devanir Viana Torres de Oliveira, e do gerente Regional de Educação Jerry Adriani da Silva. Para Danilo, que joga capoeira há um ano, a atividade é mais que esporte. “A capoeira é uma arte de tão bonito que é. Eu ganhei mais agilidade e melhorei a minha atenção. Também aprendi a respeitar a autoridade, pois temos que pedir licença ao mestre para jogar a capoeira”, disse. O instrutor Cebola concorda. Para ele a capoeira é rica em vários aspectos como dança, ritmo, acrobacia, música e socialização. “Os alunos se envolvem com a atividade e desenvolvem o sentimento de pertencimento. Para jogar é preciso força, flexibilidade e agilidade. Mas também é necessária coordenação, concentração, percepção e atenção. E essas habilidades são desenvolvidas com o jogo e colaboram muito para a inclusão da criança”.
As meninas também fazem bonito na festa


A Escola Integrada

A Escola Municipal Cônsul Antônio Cadar participa do Programa Escola Integrada há dois anos e oferece, além da capoeira, aulas de dança, flauta, coral, informática e artesanato. Também são realizadas oficinas de intervenções artísticas, meio ambiente e reciclagem, e jogos e brincadeiras. Desenvolvida fora do horário regular das aulas, a Escola Integrada oferece ainda acompanhamento pedagógico, atividades esportivas, refeições e passeios. Para este ano serão abertas oficinas de circo, tênis e robótica. 



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Um comentário:

Jerry Adriani disse...

Parabéns à Equipe da Escola Integrada da EMCAC que, juntamente com a Devanir e Carmen fazem acontecer uma escola melhor e de qualidade para todas as crianças e adolescentes daquela comunidade!