quinta-feira, 6 de junho de 2013

Secretário Regional Norte visita unidades da PBH com intuito de aprimorar os serviços


 

O secretário de Administração Regional Municipal Norte, Elson Alípio Júnior, acompanhado do secretário adjunto Sérgio Miranda, e dos gerentes de Políticas Sociais Ademilton Araújo, e Assistência Social, Kleiton Ferreira, visitou na manhã desta quarta-feira, dia 5, as unidades de Políticas Sociais e de  Cultura, situadas no território da Regional. O intuito da visita é conhecer e acompanhar os serviços e as demandas de cada unidade.

O secretário Elson Alípio visitou os Centros Culturais São Bernardo e Jardim Guanabara, e as unidades do Programa BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, Providência e Vila Biquinhas. Os coordenadores apresentaram programas desenvolvidos pelas unidades como telecentro, pro-jovem adolescente, academia da cidade, biblioteca comunitária, oficina de pintura em tecido entre outros.

Para a usuária do Centro Cultural Jardim Guanabara, Rosângela Rodrigues, participante da Oficina de Arte, os programas desenvolvidos pela PBH, ajudam muito a comunidade. “A oficina é muito boa. Antes não tínhamos o que fazer. É uma oportunidade ótima para a terceira idade. Aqui fazemos amizades e somos felizes, o que tem ajudado a combater a depressão”, aborda.

De acordo com o gerente de Políticas Sociais Norte, Ademilton Araújo, a aproximação dos secretários regionais com os gestores, servidores e usuários dos equipamentos de base territorial, como o BH Cidadania e os Centros Culturais, ajuda na construção do trabalho intersetorial. “Isso consolida o processo de trabalho integrado e otimiza a busca de soluções para as questões mais complexas, melhorando assim, o atendimento direto ao cidadão”, destaca.

O secretário Elson Júnior afirma o fortalecimento dos vínculos sociais através do projeto. “O Espaço BH Cidadania é um local de promoção da cidadania que atua no fortalecimento dos vínculos familiares, e a inserção nas comunidades em vulnerabilidade social é fundamental para que a Prefeitura execute as políticas públicas ”, destaca.

Centros Culturais e Programa BH Cidadania



Belo Horizonte conta com 16 centros culturais, espaços criados na maioria das administrações regionais da cidade, tendo como finalidade a implementação das diretrizes políticas da Fundação Municipal de Cultura (FMC), integrando assim a descentralização dos serviços e consolidando a política cultural da cidade. A Regional Norte conta com três unidades nos bairros Jardim Guanabara, São Bernardo e Zilah Spósito. 

O BH Cidadania é um programa de gestão pública desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte que tem por objetivo descentralizar o atendimento ao cidadão, levando para as comunidades, de forma intersetorial, os serviços públicos que englobam as áreas de Educação, Saúde, Esporte, Abastecimento, Assistência Social, Cultura, Direitos de Cidadania e Inclusão Digital. 
A Regional Norte conta com cinco unidades nos bairros Providência, Vila Biquinhas, Zilah Spósito, Novo Aarão Reis e Jardim Felicidade. Cerca de 30 mil famílias são referenciadas pelo programa. Entre janeiro e abril deste ano, já foram realizados 38.617 atendimentos aos usuários do BH Cidadania/CRAS na região.





FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: