segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Fórum da Juventude promove palestra para jovens sobre noções básicas de primeiros socorros


A Secretaria de Administração Norte, por meio da gerencia de Programas Sociais da Regional, promoveu no final de agosto, na Escola Estadual Professor Hilton Rocha, Av. Cristiano Machado, 7800 – 1º  de Maio, uma palestra com Sargento Robson de Paula , do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiro.
Cuidados como o que fazer quando presenciar uma pessoa tendo convulsão, dar ou não água para pessoas acidentadas ou que tenham sofrido desmaio foram temas abordados. Durante a palestra muitos alunos se interessaram pela carreira militar, as dúvidas sobre a carreira e demais orientações foram dadas pelo palestrante.

Para Larissa Cristina, 17, aluna do 3º ano, a palestra ajudou ainda mais na escolha da futura profissão “Gostei muito da palestra, além de me incentivar ainda mais, eu já tinha vontade de entrar para o corpo de Bombeiro, ela também trouxe conhecimentos que eu posso usar no dia-a-dia para ajudar as pessoas. Acho muito bom esse tipo de palestras nas escolas, além de ensinar mais as pessoas incentivar a gente a pensar em uma profissão para o futuro”.

Houve também a apresentação dos projetos Fica Vivo! E Mediação de conflitos. O Fica Vivo! oferece oficinas nas modalidades Futsal, Rap Poesia, Dança de Rua, Percussão. O Mediação de conflitos atua como ações voltadas para a prevenção de violências e para a solução pacificas de conflitos organização comunitária e da multiplicação da cultura de paz.

Ambos com funcionamento no Centro de Prevenção à Criminalidade e Primeiro de Maio, rua: Jaçanã, 5 , bairro Primeiro de Maio.

O evento contou também com a presença do Secretário Adjunto da Regional Norte, Sérgio Miranda, que parabenizou os alunos pela participação no evento.


Saiba mais:
O papel do programa é desenvolver ações que problematizem a importância da construção de uma rede de proteção social voltada ao atendimento e encaminhamento dos jovens, como forma de reduzir as vulnerabilidades percebidas por este público.

Comunidades carentes com altos índices de homicídios e violência em geral é o cenário de atuação do Fica Vivo! Para alcançar seu objetivo de transformar essas realidades, o programa de prevenção social à criminalidade trabalha com dois eixos de atuação – intervenção estratégica e proteção social. Tudo desenvolvido a partir dos Centros de Prevenção à Criminalidade (CPCs). 

O Fica Vivo! Disponibiliza atendimentos psicossociais, destinados exclusivamente aos jovens. Por meio da escuta e do diálogo, eles têm em vista estimular nos usuários um processo de reflexão que possibilite alternativas de vida que não passem pela infração da lei. 

As oficinas articulam aspectos da juventude e acesso a direitos sociais. São atividades como futebol, teatro, dança de rua, educação sexual, corte e costura, num total de mais de 150 modalidades que, atualmente, atendem a uma média de 13 mil jovens, todos os meses, em 27 Centros de Prevenção distribuídos em 12 municípios em Minas Gerais. 

Fonte: Instituto Elo
  
Programa Mediação de Conflitos

O Mediação de Conflitos integra o Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos e é uma política pública de recorte territorial e comunitário.  Objetiva empreender ações de mediações de conflitos, orientações sociojurídicas, articulação e fomento à organização em comunidade e institucional a partir de pessoas, famílias, grupos, comunidades e entidades comunitárias. O programa agrega valores ao capital social e possibilita a administração de conflitos potenciais e concretos, evitando que eles sejam propulsores de situações violentas e delituosas.

A resolução pacífica de conflitos desenvolve instrumentos para a minimização dos riscos sociais, a redução das vulnerabilidades e o enfrentamento às violências. A dinâmica de funcionamento do programa tem caráter participativo, dialógico e inovador, possibilitando a abertura de novos mecanismos de acesso à Justiça e de transformação sociopolítica. 

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade (Cpec), tem uma parceria consolidada com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

O Mediação de Conflitos é desenvolvido em 25 regiões de Minas Gerais com altas taxas de criminalidade violenta. Ele se insere em equipamentos públicos denominados Centros de Prevenção à Criminalidade (CPCs), onde se executam também outros programas preventivos, como o Fica Vivo, a Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa), o Programa de Inclusão Social do Egresso do Sistema Prisional (Presp) e Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PETP). 

A inserção do Mediação de Conflitos nessas áreas, com foco na prevenção à violência e à criminalidade, parte de uma concepção ecológica e comunitária, na qual o crime não é o resultado de uma variedade de fatores e condições que se interconectam.

Fonte: Secretaria de Estado de Defesa Social

Informações sobre os projetos podem ser obtidas no tel. 3437-8922


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: