terça-feira, 1 de outubro de 2013

Educação para Jovens e Adultos é tema do Fórum da 3ª Idade na Regional Norte


A Secretaria Regional Municipal Norte realizou, por meio da Gerência Regional de Assistência Social Norte, na última semana de setembro, no auditório da Regional,  rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, bairro São Bernardo, o Fórum da Terceira Idade. O encontro que acontece mensalmente teve como tema o serviço de atendimento a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a 3ª Idade. 

A palestra ministrada por Ronan Silva Rodrigues, responsável pelo acompanhamento pedagógico da Educação de Jovens e Adultos da Regional Norte, esclareceu aos participantes sobre como funciona o sistema de Educação para Jovens e Adultos, quem pode procurar o serviço e onde são oferecidos, explicando que as turmas do EJA não ficam restritas apenas às escolas, existem atualmente turmas externas em CRAS, igrejas, salões paroquiais, associações de bairro, entre outros.  Cada turma é composta em média por 25 alunos, qualquer pessoa com mais de 15 anos que não tenha concluido o ensino fundamental pode ser atendida pelo programa.

O aposentado de 67 anos, Francisco Simplício, conhecido como Ceará, contou que se matriculou em uma turma do EJA na região norte de Belo Horizonte e graças às aulas já está lendo e escrevendo “Lá encontrei amigos especiais, principalmente nossa professora, ela tem muita paciência em nos ensinar. Hoje eu vejo que com o EJA só não aprende quem não quer” ressalta o aposentado que estuda na turma do salão paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro 1º de Maio.

O encontro também contou com a presença da representante da Coordenadoria Municipal do Idoso, Denise Helena Seixas, que convidou os participantes para o encerramento da Campanha de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa, no dia três de outubro, quinta-feira, no Centro de Referencia a Pessoa Idosa.


O tema debatido foi escolhido no último Fórum da Terceira Idade pelos próprios participantes, mostra o crescente interesse da terceira idade.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: