sexta-feira, 11 de julho de 2014

Edital Descentra Cultura é apresentado a artistas e agentes culturais da região Norte



Aconteceu ontem, dia 10, no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 25, São Bernardo) a apresentação do Edital Descentra Cultura, a ideia é democratizar o acesso aos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, destinados a projetos artísticos e culturais, ampliando a participação de artistas e agentes culturais de todas as regiões da cidade. 

O Descentra é resultado de um trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC) em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura, Comissão Municipal de Incentivo à Cultura no sentido de descentralizar os recursos atendendo a projetos que, normalmente, não são beneficiados pelas leis de incentivo existentes hoje. 

Participaram da reunião o Secretário Regional Norte, Elson Alípio Júnior, o Gerente do Centro Cultural São Bernardo, Léo Dias, representando os Centros Culturais da região Norte e o chefe do Departamento de Fomento e Incentivo à Cultura da FMC, Murilo Júnio, que na ocasião fez a apresentação do Edital Descentra Cultura. O Secretário Regional deu inicio a reunião agradecendo a participação de todos e parabenizando a FMC, pelo Projeto Arena da Cultura, que recentemente, ganhou a primeira edição do “Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México - Agenda 21 da Cultura”, na categoria “Cidade, Administração Local ou Regional”. 

Elson também falou sobre a importância da presença dos Centros Culturais nas regionais e da parceria com quem fomenta a cultura na cidade. “Nos precisamos aprender a valorizar a produção cultural regionalizada e o Edital Descentra Cultura vem para mostrar que existe cultura fora do eixo central da cidade. Precisamos reconhecer que temos atores de promoção cultural relevantes fora desse eixo e, isso é incluir quem produz cultura nas periferias”, disse.
O Sambista Mestre Conga durante a reunião de apresentação.
O gerente do Centro Cultural São Bernardo salientou o papel dos Centros Cultuais no fazer cultural da Cidade. “A grande missão dos Centros Culturais é o fomento da arte e da cultura em um espaço inteiramente voltado para o fazer cultural. Os Centros Culturais estão de portas abertas para a comunidade e para todas as pessoas envolvidas nessa área”, concluiu. 

O Edital irá financiar 50 projetos de até 20mil reais. A execução desses projetos e de suas respetivas contrapartidas deverão ser realizadas nos próprios Centros Culturais ou no seu entorno para que a comunidade local consiga usufruir da iniciativa. Os interessados podem encontrar o Edital Descentra Cultura no site: www.bhfazcultura.pbh.gov.br


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: