segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Agente de Saúde da Região Norte é premiada em Encontro Estadual de ACS




A  Agente Comunitária de Saúde (ACS), Eliane Márcia de Lima Pinto, do Centro de Saúde MG-20, localizado no bairro Ribeiro de Abreu, Região Norte, teve três fotos premiadas durante o 1º Encontro Mineiro de Agentes Comunitários de Saúde – Doença Falciforme: Linha de Cuidados. O encontro foi realizado entre os dias 18 e 20 de setembro, no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte (MG). As imagens foram exibidas na exposição “Esse é meu universo”, retratando o quotidiano de trabalho desses profissionais. As melhores fotografias foram selecionadas pelos participantes e premiadas durante o encontro. 

Eliane Márcia foi premiada com o primeiro e o quarto lugar. A agente, que trabalha numa das regiões mais vulneráveis do território, tem conseguido fazer a diferença no contexto de sua atuação. 

Na foto “O olhar”, premiada em primeiro lugar, a profissional aparece ao lado de duas crianças do bairro Novo Lajedo, sendo uma das crianças portadora do traço falciforme. Para o conjunto de fotos que ficaram em quarto lugar, intitulado “O cuidado”, a Agente Comunitária da Saúde fotografou a lua na fase crescente e usou um efeito de filtro vermelho, fazendo menção às células vermelhas do sangue em formato de foice e uma foto de um exame de teste do pezinho feito no Centro de Saúde MG-20. A frase “A natureza exemplifica a vida e a medicina colabora com ela”, usada para compor as fotografias, é da Técnica de Enfermagem da Equipe de Saúde da Família I, Kaynara Cristiane Lopes Silvério. Emocionada, a agente Eliane destacou o valor da criança em sua rotina de trabalho durante a premiação. “A gente tem que ter um olhar diferenciado para as crianças porque elas são tudo”, disse. 
Para o gerente do Centro de Saúde MG-20, Moisés Gonçalves de Oliveira, o Encontro veio destacar a importância do profissional ACS na sensibilização para o Teste de Triagem Neonatal e a importância do profissional no auxílio aos portadores da doença para o cuidado à saúde e à qualidade de vida do paciente. 

Moisés também explica sobre a doença. “A Anemia Falciforme é uma das cinco doenças diagnosticadas por meio do Teste de Triagem Neonatal. Trata-se de uma doença genética que traz um sério comprometimento na qualidade de vida dos cidadãos. O problema da doença ocorre devido à má formação das células vermelhas do sangue, que podem apresentar formato de “foice”. Por isso, o nome anemia ou doença falciforme”, pontuou. 

Encontro Mineiro de ACS 

O 1º Encontro Mineiro de Agentes Comunitários de Saúde – Doença Falciforme: Linha de Cuidados − é uma iniciativa do projeto Doença Falciforme: Linha de Cuidados na Atenção Primária à Saúde, do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG), em parceria com o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Hemominas. 

A programação do evento contou com palestras, mesas-redondas, debates e oficinas para a discussão de temas, como o papel do controle social, a doença falciforme no contexto da atenção primária, as ações de vigilância em saúde e a importância da visita domiciliar.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: