quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Gerência de Manutenção Norte realiza serviços de prevenção a enchentes

Dragagem no Córrego Tamboril (Fazenda Velha).


Pensando na aproximação do período chuvoso, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência Regional de Manutenção Norte (GERMA-N), realizou, neste mês, diversos serviços de prevenção a enchentes. A dragagem do leito dos córregos Tamboril (Fazenda Velha), bairro Conjunto Felicidade, Basílio da Gama, no bairro Tupi e Marcelo Reginaldo, São Bernardo, localizados na região Norte de Belo Horizonte, foi um dos serviços executados. 

A ação foi iniciada no dia 1º de setembro e durou 11 dias. Agora está sendo feita a remoção dos resíduos provenientes das dragagens. De acordo com o Gerente Regional de Manutenção Norte, Rosemar Cossenzo Géa, a dragagem é o método de desassoreamento, alargamento, remoção e desobstrução da calha de cursos d’água, realizada com equipamentos, como escavadeira, carregadeira e caminhões. “Nesse processo acontece a retirada de resíduos sólidos (iodo, areia, silte, lixo e entulho), que são descartados indevidamente nos córregos”, explicou. 

Equipe da GERMA-N
Os serviços foram executados de forma conjunta pelas Gerências Regionais de Área de Risco (GERARI), Manutenção Viária (GERMAV), Limpeza Urbana (GERLU-N) e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), envolvendo, ao todo, 18 trabalhadores. De acordo com o gerente de área de risco, Welington Pedrosa, até o momento, foram retirados do leito dos córregos cerca de 950m³ de areia, lixo e entulhos, desobstruindo também as manilhas e galerias dando mais vazão às águas. 

Para a ação, foram utilizados uma escavadeira, duas carregadeiras e dez caminhões. Além da dragagem, foi feito o serviço de limpeza manual nas margens e nos locais inacessíveis aos equipamentos. Ao todo, os trabalhadores limparam 1350 metros dos três córregos. 

Welington ressaltou que periodicamente a GERMA e a GERARI trabalham com as comunidades orientando e conscientizando sobre os riscos. As gerencias também realizam vistorias preventivas e cautelares com o objetivo de diagnosticar, monitorar, controlar e minimizar, ao máximo, locais com riscos geológicos e construtivos. “Trabalhamos sempre com a prevenção de desastres com a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (URBEL), por meio do Programa Estrutural em Áreas de Risco – PEAR, realizando obras de drenagens, contenções entre outras”, pontou.

A GERMA e GERMAV Norte têm executado outros serviços de grande relevância em vias públicas com o intuito de evitar alagamentos, minimizando os riscos durante o período chuvoso. Dentre os serviços executados estão a construção de drenagem, execução de sete bocas de lobos e 240 metros de sarjetas na rua Vereador Orlando Bomfim, no bairro Planalto, concluídas na última semana; a construção de rede de drenagem em fundo de grota, que está em andamento, na rua Tamboril, no bairro Tupi; a construção de drenagem no interior de quarteirão na rua Geraldo Fernandes, no bairro Tupi, concluída no início deste mês e a recuperação de drenagem com construção de 20 metros de galeria na rua Atanásia dos Jardins, no bairro Jaqueline, concluída no mês de julho. 

A construção de um muro de arrimo na rua Tancredo Esteves, bairro São Tomás, também foi um dos serviços executados para prevenir desabamentos e eliminar riscos geológicos. O morador Gilberto Francisco de Almeida, que teve a intervenção realizada em frente a sua casa fala sobre a mudança. “Eu tive muitos problemas aqui. O medo era de a rua desmoronar e descer em cima da minha casa. Mas depois que fizeram esse muro, o medo acabou. Hoje me sinto mais seguro. Tenho certeza de que o muro que fizeram aqui trará segurança para todos os moradores da minha rua”, diz o autônomo, que reside no local há 42 anos. 

Sobre a importância da prevenção Rosemar destaca. "Nós entendemos que a prevenção é a melhor opção para evitarmos os acidentes provocados no período chuvoso. Temos trabalhado em diversas intervenções visando minimizar o impacto que esse período provoca”, o gerente ainda fala sobre a conscientização da população. “É importante que a população se conscientize. Que não joguem lixo nos cursos d'água e em vias públicas, o que resulta na obstrução da rede de drenagem provocando inundações. Com a participação de todos, população e poder público, vamos evitar muitos problemas que afetam a nossa cidade”, concluiu.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: