quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Alunos da Escola Integrada exibem trabalhos em evento sobre o meio Ambiente


Aconteceu no dia 25 de setembro, no Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis (av. Risoleta Neves, 37, Via 240), a oficina do Meio Ambiente “Ecolntegra”. Na ocasião os alunos da Escola Integrada da Escola Municipal Herbert José de Souza, fizeram uma exposição dos trabalhos desenvolvidos (maquetes construídas com materiais recicláveis) com a equipe da Educação Ambiental da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). 

O evento é realizado pela Equipe da Escola Integrada da Escola Municipal Herbert José de Souza (av. Hum, 320, bairro Novo Aarão Reis). O encontro foi marcado por um bate-papo e diversas apresentações culturais, dentre elas a apresentação do gari Daniel Rosa, o Daniel do Rap, da SLU, apresentando o Rap da Limpeza. Além disso, teve o Teatro Cheiro de Chuva e uma oficina de construção de puffs com garrafas pet’s. 

A coordenadora da Escola Integrada Herbert José de Souza, Aline Regina, falou sobre o objetivo da Escola Integrada. “O objetivo é proporcionar aos alunos mais vivências culturais, além das que eles estão acostumados, em termos de Brasil, Minas Gerais e Belo Horizonte. Buscamos oferecer algo maior para que eles possam ter uma ampla visão do mundo”, disse a coordenadora.
Durante a oficina, o grupo Estação Teatral, da Companhia Urbanizadora e de Habilitação de Belo Horizonte (Urbel), apresentou a esquete “Cheiro de Chuva” com o intuito de transmitir uma mensagem preventiva para os alunos sobre os riscos da chuva.


Aprendendo sobre culturas do mundo inteiro

Conhecer os países e aprender sobre as culturas. O projeto Expô IntegraCopa da Escola Integrada da Escola Municipal Herbert José de Souza, faz parte de um conjunto de atividades que estão sendo desenvolvidas com o tema da Copa do Mundo 2014 para os alunos da Escola Integrada. Neste ano foram desenvolvidas diversas atividades baseadas nos grupos da Copa do Mundo, a EcoIntegra” é uma delas.

O projeto teve início, em março, com o Grupo A; em abril, aconteceu o torneio de Taekwondo, trabalhado com o Grupo B; em maio, o espetáculo de capoeira com o Grupo C; nos meses de junho e julho, a exposição de grafite com os quatros países do Grupo D: Costa Rica, Uruguai, Inglaterra e Itália e finalmente no mês de setembro a oficina de Meio Ambiente “EcoIntegra”. 

A monitora Meio Ambiente da Escola Integrada Úrsula Camila, responsável pela atividade do mês de setembro, contou como escolheu os países para serem trabalhados com os alunos. “Este mês ficamos com o grupo F, nós selecionamos dois países que tinham um projeto ou problema ambiental de grande relevância e nós escolhemos a Nigéria por ser um país atento às questão do aquecimento global e a Patagônia pelo derretimento das geleiras e aumento no nível do mar”, disse. 

Os alunos reproduziram em maquetes as “Escolas Flutuantes” de Makoko, localizadas em Lagos na Nigéria e uma pequena geleira representando a Patagônia. A monitora ressaltou a importância do trabalho de conscientização ambiental realizado com os alunos. “Esse trabalho é importante para que os alunos possam de conscientizar de que nós temos que cuidar do meio ambiente. O problema ambiental é muito grave, o aquecimento global está aí e não é brincadeira”, pontuou. 

A exposição dos trabalhos da oficina do Meio Ambiente “Ecolntegra”, foi realizada no Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis dentro da programação da Quinta Cultural. “A abertura da exposição acontece no Quinta Cultural, que é um projeto do Espaço EBHC/CRAS Novo Aarão Reis. O objetivo do Quinta Cultural é dar espaço para os nossos parceiros exibirem seus trabalhos na área de cultura, como a exposição de grafite”, explica Andrea Souza Lima, Técnica de cultura do Espaço EBHC/CRAS Novo Aarão Reis.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: