sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Fórum recebe Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa na Regional Norte


Para promover uma discussão sobre o papel dos Grupos de Convivência para os idosos, Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência Regional de Assistência Social Norte, realizou, nesta quarta-feira (26), o Fórum da Terceira Idade no auditório da Regional (rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, bairro São Bernardo). O evento contou com a presença do Gerente de Assistência Social, Kleiton Ferreira, das representantes da Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa, Ednéia Giacomini e Eunice do Espirito do Santo e de demais gestores da Regional Norte. Participaram do evento cerca de 60 pessoas. 

A palestra deste mês ficou por conta da representante coordenadoria de direitos da pessoa idosa, Ednéia Giacomini, que falou sobre o Projeto Elo, desenvolvido a partir da sistematização das respostas recebidas por 70 Grupos de Convivência de Belo Horizonte e contribuições de Fóruns Regionais. 

Edneia falou sobre as atividades mais frequentes realizados pelos Grupos de Convivência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFV) e quais aspectos podem ser melhorados nesse trabalho. 

A representante da coordenadoria explicou que as atividades desenvolvidas pelos Grupos de Convivência para idosos foram classificadas por eles como: Atividades artísticas e culturais, manuais, atividades físicas, lúdicas, intelectuais, reflexivas e religiosas. De promoção à saúde e bem estar, contribuição social, festas e passeios. A pesquisa também aprontou que questões como pontualidade, participação nos fóruns, intercambio entre os grupos e diversificação de atividades e dinâmicas são alguns dos aspectos que podem melhorar nos grupos de convivência. Para Edineia espaços como os grupos de convivência promovem o fortalecimento da identidade individual e de grupo através da socialização e troca de saberes. 

Os idosos também sugeriram temas para os fóruns de 2015 como: Direitos e deveres, qualidade de vida, saúde do idoso, finanças, relacionamentos (conjugal, familiar, grupos), como lidar com as perdas (morte, materiais, separações). 

O aposentado procura manter a mente sempre em atividade.
O Vice-presidente do Conselho do Idoso de Belo Horizonte e integrante do Grupo de Convivência Renascer, do bairro Jardim Felicidade, Willian de Sá, falou sobre a importância do grupo em sua vida. “Minha mãe e todas as minhas tias morreram com Alzheimer e eu fui recomendado pelo medico para que procurasse manter minha mente sempre ativa para prevenir a doença”, pontuou. 

O Alzheimer é uma doença degenerativa e genética que passa de pais para filhos, caracterizada pela perda gradativa de diversas capacidades importantes para o ser humano, como linguagem, memória, cálculos e julgamento, planejamento e organização e, posteriormente, funções motoras. Um das maneiras de se prevenir o Alzheimer, é procurar realizar o máximo de atividades que estimulam o cérebro ajudando a reduzir o risco de desenvolver Alzheimer.

O idoso que também é presidente do grupo de convivência, procurar estar sempre envolvido com diversas atividades. “Fazemos  ginastica, dança sênior passeios e artesanato. Tudo que alguém na terceira idade precisa fazer para manter a cabeça firme” concluiu. 

Fórum da Terceira Idade 

O Fórum da Terceira Idade discute os direitos e deveres dos idosos na sociedade. O objetivo do encontro é proporcionar interatividade e promover uma melhoria contínua no convívio social do idoso. Toda última quarta-feira do mês, entre os meses de fevereiro e dezembro, são realizadas palestras com temas variados, visando disseminar informações de utilidade pública.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: