segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

BH em Férias promove lazer e cultura em visita ao Inhotim

Usuários do CRAS Felicidade visitam o Inhotim

Com o intuito de proporcionar momentos de cultura, descontração, interatividade e lazer, o Espaço BH Cidadania/ CRAS Jardim Felicidade juntamente com a Academia da Cidade, realizou na quarta-feira, dia 28, um passeio ao Centro de Arte Contemporânea Inhotim. Participaram da excursão mais de 80 pessoas, dentre usuários do CRAS, gestores, monitores, usuários da academia da cidade e idosos do grupo do Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS. 

O Inhotim está localizado a 60 km de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho. Um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. 

De acordo com a Coordenadora do CRAS/Jardim Felicidade, Aparecida Mendes de Paiva, o intuito da visita foi promover além de cultura e lazer aos usuários dos serviços da assistência social e de Saúde, o fortalecimento dos vínculos comunitários. “O mais importante é ver a interação dos usuários, eles se juntam e se ajudam durante toda a atividade e isso contribui para o fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários.” destacou. 

Para a idosa Rute Maciel, que visitou o Inhotim pela primeira vez, a experiência foi inesquecível. “Minha filha veio aqui e me contou que o museu que era tudo de bom, então eu pedi que ela me trouxesse, mas, devido à correria do dia a dia isso não foi possível. Eu cheguei a pensar que nunca conheceria o Inhotim, mas os planos mudaram, estou muito feliz e satisfeita. Que esse lugar continue assim: lindo, maravilhoso e melhorando cada vez mais” afirmou. 

Já para a usuária da academia da cidade do CRAS, Elizabeth da Gloria de Almeida, cada retorno ao Inhotim representa uma nova descoberta. “É a terceira vez que eu venho ao Inhotim, mas, hoje foi tudo diferente e, por incrível que pareça eu fui a lugares que eu nunca havia estado antes. Foi maravilhoso”, concluiu. 

Aparecida também falou sobre a experiência que uniu o contato com a natureza com arte. “O passeio foi guiado pelos arte educadores ambientais do Inhotim, Alan e Graziela, que além de nos acolherem muito bem, compartilharam informações importantes sobre os acervos de arte e de botânica, propiciando um olhar diferenciado e mais informado a todos nós”, disse. 

Durante o passeio a usuária do CRAS Felicidade, Marilene Torres, destacou qual a obra que mais lhe chamou a atenção. “O que chamou muito a atenção do grupo nesse passeio foi o momento em que visitamos o painel a “Rodoviária de Brumadinho”. A guia nos contou que todos aqueles bonecos retratam moradores de da cidade e que já estiveram no Inhotim. Foi maravilhoso”, pontuou. 

O passeio ao Inhotim foi oferecido gratuitamente aos usuários do CRAS Jardim Felicidade graças ao Projeto Inhotim Para Todos desenvolvido pelo Instituto Inhotim. O projeto que tem o objetivo de promover o acesso de jovens, adultos e idosos integrantes de programas sociais, associações e grupos comunitários ao acervo e também ao espaço de forma gratuita. 

BH em Férias 

O BH em Férias é uma ação da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, por meio das Secretarias adjuntas de Esportes e Abastecimento, das fundações de Parques Municipais, Zoo-Botânica e Cultura. O programa da PBH é realizado na terceira e na quarta semanas de janeiro e julho, durante as férias escolares.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: