segunda-feira, 25 de maio de 2015

Regional Norte faz blitz no trânsito contra a exploração e o abuso sexual infantil



A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Comissão Operativa Local Norte (COL), realizou na segunda-feira, dia 18, uma intervenção nos sinais entre as avenidas Cristiano Machado e via 240, e na Praça dos Trabalhadores, em frente à Estação do Move no São Gabriel. O objetivo da ação foi de sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. 

A mobilização intitulada: “18 de maio: uma data para não ser esquecida” faz parte de uma ação integrada de enfrentamento á violência sexual infantojuvenil que aconteceu em toda a cidade. A ação da Regional Norte contou com a participação de cerca de 50 pessoas, dentre gestores saúde, educação e assistência social; técnicos, e apoiadores da campanha, que fizeram a distribuição de panfletos contra a exploração e o abuso sexual infantojuvenil em todos os sentidos da via. 

Durante a operação, houve ainda, a distribuição de flores amarelas, confeccionadas pelos alunos da rede pública de ensino e demais usuários das políticas públicas e parceiros. A produção das flores teve como caráter inserir de forma lúdica o símbolo do dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, assim como trabalhar todas as especificidades do fenômeno da violência sexual infanto-juvenil e suas implicações na sociedade. 

De acordo com a integrante da COL Norte, Nilma Corrêa, a mobilização buscou alertar o maior número de pessoas e, por isso, a escolha do local. “Nessa mobilização tivemos a oportunidade de atingir aproximadamente cerca de 3.000 veículos que vêm de várias regiões da capital e até mesmo de outros municípios. Sendo assim, o nosso intuito foi de buscar a conscientização para a proteção de nossas crianças e adolescentes”, disse. 

O ato vem de encontro às intervenções realizadas nacionalmente pelo Programa de Ações Integradas de Enfrentamento a Violência Sexual Infantojuvenil/PAIR, que tem como meta a promoção do dia 18 de maio - Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes – como referência de mobilização de massa. Tal campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando também do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos de crescer de forma saudável e protegida. 


A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches. A menina que tinha apenas oito anos foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muitas pessoas acompanharam o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar a ocorrência.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: