quinta-feira, 25 de junho de 2015

Escolas Municipais da região Norte participam do Programa Transforma


Dez Escolas Municipais da Regional Norte, participam neste ano do Programa Transforma. O Transforma é um Programa de Educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas e atua em parceria com as instituições de ensino da Prefeitura de Belo Horizonte criando oportunidades para estudantes de Ensino Fundamental e Médio vivenciarem os valores olímpicos e paralímpicos, experimentando e conhecendo novas modalidades de esportes. 

Em toda a capital, cerca de sete mil crianças e adolescentes do Programa Escola Integrada (PEI), de 64 escolas da Rede Municipal de Educação participam do Transforma. As escolas contempladas pelo programa na região Norte foram: E.M Francisco Magalhães Gomes, E.M Francisco Campos, E.M Jardim Felicidade, E.M Secretário Humberto Almeida, E.M Sergio Miranda (Tupi Mirante), E.M Cônsul Antônio Cadar, E.M Daniel Alvarenga, E.M Josefina Souza Lima, E.M Hélio Pelegrino e E.M José Maria dos Mares Guia. 

De acordo com a Gerente do Programa Escola Integrada Norte (PEI), Aline Regina Gomes, as escolas selecionadas para sediarem o Transforma foram aquelas que atendem o maior número de alunos do 3º ciclo do Ensino Fundamental, com faixa etária de 11 a 14 anos. “Hoje estamos trabalhando com o Projeto Transforma em dez escolas da Norte, sendo que em nove delas há o envolvimento da Escola Integrada diretamente”, afirmou. 

Aline também explicou o objetivo do programa. “O objetivo do Transforma é chamar a atenção dos alunos e de toda a comunidade escolar para o espírito olímpico e trabalhar os valores olímpicos com as crianças e os adolescentes”, disse. Cada escola possui oito agentes jovens, um tutor de educação física ou monitor e um coordenador do PEI, que irá trabalhar diretamente com os alunos. Os agentes jovens são alunos formados pelo programa para liderar a realização das atividades nas escolas, disseminar os valores Olímpicos e Paralímpicos, e contagiar toda a comunidade escolar com o espírito dos Jogos Rio 2016. 

As dez escolas que estão sediando o projeto na região Norte realizaram seus eventos e abertura neste primeiro semestre. Esses eventos ofereceram aos alunos a oportunidade de conhecerem e experimentarem esportes Olímpicos e Paralímpicos. A Escola Municipal José Maria dos Mares Guia (Rua dos Beneditinos, 180, Planalto), realizou sua abertura no final do mês de maio. A instituição escolheu a temática paralimpíaca para trabalhar. Participaram do evento cerca de 400 pessoas dentre crianças e adolescentes que puderam conhecer algumas modalidades esportivas executadas por atletas paralimpicos. O evento também contou com a Banda de Música da Guarda Municipal de Belo Horizonte, que fez a abertura da solenidade. Na ocasião as crianças com deficiência que estudam na escola acenderam uma Tocha Olímpica Simbólica, um dos símbolos dos Jogos Olímpicos e Paralimpicos, com a ajuda de instrutores, professores e de outros colegas. “Esta escola foi de fato inovadora, pois a Coordenadora Ana Cláudia, junto a equipe de monitores do PEI tiveram a ideia de usar o Transforma para envolver todos os professores, alunos e direção na participação da paralimpíada da escola onde esses alunos disputarão os jogos ao longo do ano”, destacou. 

Já a Escola Municipal Francisco Campos (Rua Heraldo Belisário, 190, Tupi), realizou a atividade no mês de junho e contou com a participação de toda a comunidade escolar e do jornalista Álvaro Damião, comentarista esportivo da Radio Itatiaia. Na ocasião, ele destacou a necessidade da inserção do esporte na vida das pessoas, e falou também, sobre a importância da realização do evento. “Quando você consegue reunir todas essas crianças e mostrar pra elas a importância do esporte, é altamente positivo. Elas são a esperança desse país e das famílias delas. Esses alunos podem até não se tornarem grandes profissionais do esporte, mas uma coisa é certa, tenho certeza que serão pessoas de bem”, ressaltou. 

O jornalista também se emocionou com o carinho recebido e lembrou-se de sua infância durante uma entrevista concedida a um grupo de alunos. ”É um prazer imenso poder falar para essas crianças que eu também fui um deles, pois cresci num bairro com muitas dificuldades e também estudei numa escola pública. Podemos chegar onde sonharmos, porém, é preciso estudar, respeitar os pais, a família, os professores e ter um objetivo na vida”, disse. 

De acordo com Fernando Moreira, apoio do PEI na escola, o que foi apresentado durante a abertura do evento foi o que as oficinas desenvolveram no dia a dia com os alunos. “O nome desse programa diz tudo, Transforma e é por meio dele que utilizamos os agentes transformadores com as dinâmicas específicas e procuramos resgatar valores como cooperação, solidariedade, respeito, amizade, entre outros. Então, eu acredito muito em todos os envolvidos, pois é aqui que ensinamos aos jovens a não serem influenciados pelo submundo das drogas, da criminalidade, a se concentrarem mais na saúde, no esporte, enfim, se tornarem cidadãos de bem”, pontuou. 

Durante o evento, uma cena chamou a atenção do público presente. A aposentada Oraldina Francisca Pereira, moradora do bairro do Tupi, exibiu um quadro com 16 medalhas conquistadas por sua neta, de apenas oito anos de idade. 

Alice de Souza Germano, pratica natação e é aluna da Escola Municipal Francisco Campos, onde participa do Transforma. Orgulhosa, a vó da criança explica a importância que o programa tem na vida da neta. “Eu sempre a incentivei mesmo. Não é que quero ver Alice uma profissional, mas se ela se tornar, será motivo de muita honra. O esporte faz muito bem para a criança e a ensina ser civilizada. Ela é disciplinada, tem notas boas na escola e é uma criança diferenciada, mas, o melhor de tudo isso é que ela é feliz”, concluiu emocionada.
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: