segunda-feira, 1 de junho de 2015

Idosos da região Norte elegem delegados para a Conferência Municipal


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência de Políticas Sociais Norte e da Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa, promoveu na última quarta-feira, dia 27, no auditório da Regional Norte, (Rua Muryllo Cassete, 25 – São Bernardo), a Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O objetivo do evento foi mobilizar a sociedade civil e promover um espaço de discussão e reflexão sobre o protagonismo, o empoderamento e as consequências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa, e, além disso, tirar propostas e eleger os delegados que representarão a Regional Norte na IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que irá acontecer em Belo Horizonte nos dias 09 e 10 de julho.

A Pré-Conferência contou com a participação de representantes de vários segmentos, Assistência Social, Educação, Saúde e Direitos da Cidadania, além de membros da sociedade civil. Na ocasião, os idosos foram divididos em três eixos de discussão: Cuidado e Proteção ao Idoso Frágil; Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável; Enfrentamento à Violência. Cada eixo definiu três propostas que serão encaminhadas para a Conferência Municipal.


De acordo com a coordenadora da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria Fontana, o encontro serviu como preparação dos envolvidos. “O tema que será discutido na Conferência Municipal é sem dúvida um dos mais importantes, que é o empoderamento da pessoa idosa, o protagonismo para um Brasil de todas as idades, por que não adianta trabalharmos com o idoso somente em um “gueto”, ele tem que se relacionar com as outras gerações, pois isso, ajuda muito na superação dos preconceitos”, disse. Ainda, segundo a coordenadora, a Regional Norte vem sendo pioneira com a inserção dos idosos em todas as políticas. “O trabalho realizado aqui está sendo fantástico, dando voz e vez para as pessoas idosas, na busca da valorização deles, que é o contra ponto da violência que eles sofrem no dia a dia”, afirmou.

O Secretário de Administração da Regional Norte, Elson Alipio Junior, falou da importância da realização da Pré-Conferência. “É muito significativa à presença de cada um de nós neste espaço de discussão e definição das políticas públicas de proteção à pessoa idosa, pois, o que estamos fazendo aqui hoje irá influenciar também nas gerações futuras. Eu não tenho dúvidas que no futuro irei colher frutos do trabalho que estamos realizando”, enfatizou.
A analista de políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, Eunice do Espírito Santo, ministrou a palestra “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa” onde esclareceu as duvidas dos participantes a cerca do tema. Na oportunidade, também estiveram presentes, a representante da Legião da Boa Vontade (LBV), Elmácia Rodrigues, o Gerente do Núcleo Assistencial Caminhos Para Jesus, Márcio Pacheco de Melo e o Conselheiro Titular do Conselho Municipal do Idoso, Willian de Sá.

Segundo a aposentada Darci de Oliveira Rosendo, moradora do Bairro Jardim Felicidade e integrante do grupo Renascer, a Pré-Conferência foi um exemplo de organização. “Foi maravilhoso, adorei o evento, tudo muito bem feito. Serviu pra aprendermos ainda mais. Estou na expectativa a partir de agora, pois, espero que nossas propostas sejam todas aprovadas na Conferência Municipal”, concluiu.

Ao final do evento, foram eleitos 11 delegados idosos, 6 delegados representantes do governo, 17 titulares e 6 suplentes. Participaram da Pré-conferência na Regional Norte cerca de 150 pessoas.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: