quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CRAS Novo Aarão Reis recebe exposição Faces coloridas da África: corpo e movimento


De agosto à outubro, o Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis (Avenida Risoleta Neves, nº 347, Novo Aarão Reis) recebe a exposição ‘Faces coloridas da África: corpo e movimento’. As obras são resultado do programa Arte da Saúde, desenvolvido com crianças e adolescentes da região Norte de Belo Horizonte, pela arte educadora Rosana Elaine dos Santos. 

O trabalho exposto no CRAS Novo Aarão Reis é o resultado da vivência de Rô dos Santos como artista plástica e a experiência do cotidiano, como oficineira para crianças e adolescentes beneficiados por programas sociais, como o Arte da Saúde, onde simultaneamente é realizado um trabalho artístico em pintura, modelagem, colagem, visando o resgate da cidadania desses sujeitos. 

De acordo com a arte educadora a temática escolhida foi a representação do corpo humano tendo como eixo as relações étnico raciais, com ênfase nas questões ligadas à estética e à ética. Desse modo, Rô dos Santos começou a desenvolver as primeiras reflexões sobre o tema a partir do contato com a arte folclórica do tanzaniano Edward Saidi Tingatinga (1932-1972).

O Arte da Saúde é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Regional Norte e atende a crianças e adolescentes. O programa se baseia no fortalecimento e no resgate da capacidade expressiva de crianças e adolescentes, visando sua inclusão na vida social da cidade e de suas comunidades.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: