sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Fórum Família Escola reúne cerca de 150 pessoas no Cras Novo Aarão Reis



Aconteceu nesta quinta-feira, dia 20, no Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis (Avenida Risoleta Neves, n° 347,Novo Aarão Reis), o Fórum Família Escola Regionalizado. O evento foi uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte e da Gerência de Regional de Educação Norte (GERED-N). 

Com o tema: “Família e Escola: juntos na construção de possibilidades para uma escola mais humana”, o encontro reuniu cerca de 150 pessoas, com o intuito de dialogar com as famílias sobre a cultura de paz nas escolas do território. O fórum contou com a participação de autoridades, profissionais da área educacional, pais e alunos das escolas municipais da região Norte da capital. 

Participaram da mesa de abertura do evento, o Secretário de Administração da Regional Norte, Elson Alípio Júnior; o Secretário Adjunto de Administração da Regional Norte, Luiz Otávio Alves de Carvalho; a Gerente Regional de Educação da Regional Norte, Shirley de Cássia Miranda; a Representante das famílias da região norte, Ivone Andreia Estrela, da Escola Municipal Acadêmico Vivaldi Moreira e o estudante da Escola Municipal Francisco Campos, Rhuan Pablo de Souza, que esteve acompanhado por sua mãe, Sandra de Souza Martins. 


De acordo com o Secretário Regional Norte, Elson Alípio Junior discutir os desafios e avanços da educação municipal é fundamental. “É muito importante nos reunirmos para debatermos os desafios da área educacional da nossa região. Sabemos que temos muito ainda que alcançar, porém, vale ressaltar, o esforço que o Prefeito Márcio Lacerda tem feito para garantir melhorias na educação de Belo Horizonte. Talvez, seja esta a sua principal bandeira, com a implantação das UMEIS, das escolas integradas, pela valorização das nossas crianças e a formação de gerações”, disse. 

Na ocasião, o Gerente do Família Escola Norte, Charles Rodrigues, entregou certificados, em reconhecimento aos servidores e munícipes que se destacaram na educação da região Norte. Charles destac
ou ainda, a importância da participação familiar no processo da formação escolar das crianças e adolescentes, e apresentou como exemplo, o estudante Rhuan Pablo de Souza Macedo que, mesmo com limitações, se destaca como um dos melhores alunos na Escola Municipal Francisco Campos.

De acordo com Sandra Martins, mãe do estudante homenageado, o sucesso alcançado é fruto do envolvimento de todos. “Sozinha eu não conseguiria, e tudo que vem acontecendo na vida do Rhuan é graça a parceria de todos vocês. Portanto, temos mesmo que participar ativamente neste processo”, afirmou. Sandra também recebeu um certificado em reconhecimento a dedicação e comprometimento com a vida escolar do filho. 


Durante o fórum, o “Grupo Arte Daqui” do Centro de Promoção e Assistência Social Ana Bernardina – CEPAS realizou uma apresentação artística. A Professora e Doutora Eliane Castro Vilassanti, do Programa Rede pela paz, da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED), esclareceu dúvidas dos participantes e falou da importância do tema do encontro. “Nós buscamos através de estratégias diversas, mobilizar a todos sobre a importância desta aliança família-escola e, devido à existência de uma cultura da violência, precisamos conversar sobre a cultura de paz”, informou. 

Para Charles Rodrigues, o encontro serviu como um espaço de discussão de alternativas para formar uma escola mais humana e participativa. “Queremos transformar as escolas em um ambiente cada vez mais humano e, assim, melhorar o processo de aprendizagem. Para que isto ocorra, é preciso que as famílias entendam que as escolas são espaços onde todos devem participar”, concluiu. 



Sobre o Fórum  

O Fórum Família- Escola é um encontro que faz parte das ações previstas no eixo de mobilização social do programa Família-Escola. O evento tem como intuito a articulação entre as famílias e escolas municipais, a fim de enriquecer formar uma parceria e contribuir na qualidade do processo educativo, assegurando a frequência e o aprendizado dos estudantes da rede municipal de ensino da capital.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: