terça-feira, 4 de agosto de 2015

Oficinas de Capoeira e Percussão contribuem com a transformação de moradores do bairro Novo Aarão Reis



Com o intuito de promover atividades artísticas na região, o resgate cultural e ensinar aos jovens a importância de manter vivas as atividades que norteiam o universo cultural brasileiro, o Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis (Avenida Risoleta Neves, nº 347, Novo Aarão Reis), tem realizado desde o mês de fevereiro, as oficinas de capoeira e percussão direcionadas os moradores da região Norte. 

A oficina de capoeira é oferecida no espaço pelo capoeirista e idealizador do Grupo Oficina da Capoeira, Raimundo Ferreira de Sousa, ou Mestre Ray, como é conhecido na capoeira e pela instrutora ‘Sinhá’, Fernanda Conceição Santos. Já a oficina de percussão é oferecida pelo percussionista e professor Esdras Antunes Gonçalves. Elas proporcionam aos participantes, principalmente às crianças e adolescentes, a introdução da disciplina, aquisição de habilidades, conhecimentos, o respeito, dentre outras possiblidades, como afirma a Técnica de Cultura do CRAS Novo Aarão Reis, Andreia Souza Lima. “São projetos que transformam e são valiosos instrumentos para a educação, com o resgate dos valores culturais e a construção da cidadania. Contribui no processo de socialização dos jovens, ocupando o tempo ocioso deles com atividades saudáveis, lúdicas e integradoras, o que também permite despertar o sentimento de companheirismo entre eles”, disse. 

De acordo com a instrutora Sinhá, as oficinas foram demandadas pelos próprios moradores e usuários do CRAS Novo Aarão Reis, em especifico a oficina de percussão. “A ideia inicial era fazer um bloco de rua para participar do carnaval de Belo Horizonte. O que deu certo, pois chegamos a desfilar junto com a Banda Mole. Desfilamos também no carnaval de Ouro Preto e, além disso, fizemos o nosso próprio bloco, o ‘Bloco da Capoeira’ que desfilou na Avenida na Afonso Pena seguindo pela rua da Bahia, no Centro”, contou. De acordo com Fernanda participaram do Bloco mais de 100 pessoas caracterizadas, dentre percussionistas e capoeiristas que, também jogaram capoeira durante o percurso, além de outras pessoas que se juntaram ao grupo. “Com o Bloco da Capoeira, surgiu um grande interesse da comunidade, então decidimos implantar estas oficinas fixas dentro do espaço, primeiro a de capoeira e depois a de percussão”, explicou. 

Para Fernanda, as oficinas reforçam a importância de trazer os jovens da comunidade para o CRAS mantendo-os longe das drogas e orientá-los sobre a necessidade da manutenção e expansão cultural. A instrutora também ressaltou a importância da capoeira como um esporte que oferece inúmeros benefícios que refletirão no futuro desses jovens. “São maneiras de afastar os jovens do submundo das drogas, pelo exemplo. Vale ressaltar, que as oficinas aprimoram o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação motora e a resistência físico-muscular. Além de desenvolver a criatividade, a capacidade de improviso, a agilidade no raciocínio, o autocontrole e a autoestima”, afirmou. 

As oficinas são oferecidas gratuitamente e acontecem todas as terças e quintas-feiras, no CRAS, sendo a de capoeira entre 18h e 19h, e de percussão de 19h às 20h. Segundo a instrutora, qualquer morador do território pode se inscrever e participar, independente da idade. Atualmente, a oficina de percussão conta com 35 alunos matriculados, já a oficina de capoeira conta com 60 alunos. As aulas são ministradas de acordo com a idade, em três oficinas. A turma infantil atende aos alunos entre quatro e seis anos. A turma infantojuvenil é composta pelos alunos de sete à 14 anos. A terceira turma atende à alunos a partir de 14 anos. Os interessados podem fazer as inscrições no local, de 09 às 17h, ou ainda, durante o horário das oficinas. 

Os projetos que envolvem crianças, adolescentes, jovens e adultos, são diferentes, porém, atuam de forma conjunta na comunidade, proporcionando cada vez mais o envolvimento de todos. Destacou Andreia. “É muito bacana trazer os jovens para usarem os serviços do Espaço. Está sendo fantástica a aprovação da comunidade e estamos colhendo frutos dos nossos trabalhos”, pontuou. A técnica ainda informou que a oficina foi contemplada pelo Descentra Cultura, da Fundação Municipal de Cultura “A Capoeira foi uma proposta que enviamos para o Descentra Cultura, com o projeto intulado: ‘Capoeira do Mestre Rai’. Agora, iremos providenciar para que a Oficina de Percussão concorra também”, informou.

Crianças que fazem parte da Oficina de Capoeira se apresentam em evento na região Norte.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: